Página inicial > Últimas Notícias > SNCT 2023 foi um sucesso!

SNCT 2023 foi um sucesso!

• Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 11h58
  • Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 12h01

Aconteceu de 23 a 25 de outubro a 20.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT do IFSP Campus Jacareí. O tema deste ano foi Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável e abrangeu todas as áreas de atuação da instituição.

Dentre as atividades ocorridas no primeiro dia, tivemos a Mostra de Inovação Tecnológica (MIT-ADS), com mais de 30 alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema (ADS) apresentando seus projetos em desenvolvimento e a premiação das ideias de negócio desenvolvidas no projeto de extensão Clube do Empreendedor. O projeto vencedor foi o Sistema Perito, referente a uma ferramenta educacional para alunos do ensino fundamental e desenvolvimento pela aluna Pérola Moreira do curso de ADS; o segundo projeto classificado foi o ComplementAÊ, referente a um aplicativo para o compartilhamento de informações sobre atividades acadêmicas desenvolvido por pelas alunas Dara Alves e Joicy Almeida do curso de Bacharelado em Administração e o terceiro projeto classificado foi a MacroStore, referente a uma empresa de suplementação personalizada desenvolvida pelos alunos Roni da Silva e Fabrício Ribeiro do ensino médio integrado em Administração.

Tivemos ainda as seguintes palestras para os alunos de ADS: Como montar sua própria empresa de TI de forma sustentável, com Vitor Andrade, ofertando estágio no final e dando uma aula sobre posicionamento pessoal para projeto de vida; IA's no desenvolvimento de softwares (com exemplos para a sustentabilidade), com Gabriel Fróes e Vanessa Weber, dando um show de conteúdo sobre ferramentas de IA relevantes no momento atual

Contamos também com a participação do Núcleo de Educação Ambiental de Jacareí (NEA), que ministrou uma oficina de reaproveitamento de resíduos têxteis aos nossos alunos, com a presença da Amanda Ribeiro, pedagoga e fundadora da Ama(R) Kids Care, que conversou com os alunos da Pedagogia sobre empreendedorismo e educação e com uma palestra de Fabrício Kucinskis, pesquisador do INPE, sobre Tecnologia espacial no INPE e os satélites do Programa Espacial Brasileiro: contribuindo para a sustentabilidade econômica e ambiental do país.

No segundo dia, tivemos a participação do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE para conversar com nossos alunos sobre a integração de jovens no mundo do trabalho; uma palestra da Karla Clarinda, sócia da Recolokey, sobre Sustentabilidade aplicada no desenvolvimento da carreira e nas organizações e mais duas palestras com os alunos de ADS possibilitando conexão para trabalhos futuros em conjunto: Minhas primeiras impressões como mulher no mercado de TI, com Ana Laura, egressa de ADS, motivando um aumento no engajamento feminino na área de tecnologia; e O papel da tecnologia no desenvolvimento de soluções de problemas globais, com Gabriella Ribeiro apresentando um caminho para alunos de tecnologia se conectarem com empresas da área que estão procurando por talentos. As palestras tiveram uma presença relevante e muita interação do público.

Houve também apresentação dos estudantes do 2º ano do curso Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio de um programa de saúde e lazer desenvolvido no campus, junto com o prof. Daniel Maldonado, para trabalhadores a partir de discussões sobre esta temática. Durante três meses, os estudantes refletiram sobre o conceito de saúde ampliada e a importância das diferentes formas de lazer para a população. Nesse cenário, cada grupo de jovens criou uma empresa e organizou um projeto de qualidade de vida para os trabalhadores dessa organização, problematizando o trabalho na sociedade capitalista.

Dentre as atividades do terceiro e último dia do evento, tivemos uma palestra de Primeiros socorros em bebês e crianças, ministrada por um técnico em enfermagem e aluno do curso de Pedagogia, rodas de conversa e palestras voltadas para os alunos do curso de Design de Interiores, com a participação da ex- aluna do curso técnico em Design de Interiores, Edilaine Alves, dos escritórios Duo Arquitetura e Design e Dromme Interiores e da loja Decor Colors.

Na participação sobre tecnologia em texturas da empresa Decor Colors, o gerente técnico Sávio Magalhães e o aplicador oficial da empresa Rodrigo Rocha, além de apresentarem os produtos da marca, também realizaram um treinamento técnico de aplicação de texturas, ressaltando aspectos práticos do dia a dia das obras de design de interiores. O público, composto de alunos dos cursos Técnico e Tecnólogo em Design de Interiores do campus, e também docentes e discentes das demais áreas, participou de forma prática, podendo aliar as informações teóricas sobre as diversas texturas às práticas de aplicação apresentadas pelos instrutores.

Para o prof. Murilo Dantas, coordenador do curso de ADS, o evento “foi excelente para apresentar novas oportunidades para os alunos da área e fazer networking. Os alunos ficaram felizes e já estão se engajando nas oportunidades que foram oferecidas pelos palestrantes”.

Já para a prof.ª Camila Palles, coordenadora do projeto de extensão Clube do Empreendedor, o evento “oportuniza aos alunos da instituição o contato com diversos profissionais atuantes no mercado, possibilitando conhecer outras perspectivas e caminhos possíveis de serem trilhados na profissão que escolheram”.

Por fim, a profa. Raquel Maldonado, coordenadora de Pesquisa e Inovação, disse que o sucesso da SNCT 2023 está atrelado ao envolvimento e engajamento dos estudantes nas atividades, desde a organização, com a participação alunos do curso bacharelado na comissão organizadora, bem como nas diversas formas como foram protagonistas das apresentações.

Para ver as fotos, segue o link do drive: clique aqui .