Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comissão Própria de Avaliação

Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 13h34 | Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2022, 08h52 | Acessos: 12243

Comissão Própria de Avaliação:

Acesse as Atas, Portarias e Relatórios da CPA

O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pela Autoavaliação Institucional das Instituições de Educação Superior.

A função da CPA é coordenar a Autoavaliação Institucional do IFSP, desde a elaboração do método, passando pela sua implementação e pela sistematização dos resultados, até a redação do relatório final. Este relatório subsidia o planejamento administrativo-pedagógico do Instituto e é usado pelo INEP/MEC no recredenciamento institucional e no reconhecimento dos cursos, dentre outros. Ela é composta por representantes externos e internos ao IFSP (professores, alunos e servidores técnico-administrativos).

Avaliação das Instituições de Educação Superior

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

  • à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

Autoavaliação  Coordenada pela CPA de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional do Conselho Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

Avaliação externa –

Realizada por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

CPA – Câmpus Jacareí

A atual CPA do Câmpus Jacareí é composta pelos docentes Professores Lineu Fernando Stege Mialaret e Paulo César Chagas Rodrigues, representando respectivamente os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Bacharelado em Administração, pela servidora Priscila Santos de Jesus Capucci, representante técnico-administrativa, e pelas discentes Patrícia Zaramello Ribeiro e Rayssa Fulador Caetano, representando o curso de Licenciatura em Pedagogia. 

A Comissão atual possui mandato até o 31 de dezembro de 2022.


 

Fim do conteúdo da página