Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 20.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

20.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

  • Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 11h56
  • Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 15h36

Apresentação

Junte-se à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), um marco anual de conhecimento e inovação, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Com 20 anos de história, a SNCT tem transformado a sociedade, impulsionando avanços na ciência, tecnologia e inovação.

Na SNCT 2023, exploraremos o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É uma oportunidade única de entender como as ciências básicas podem impulsionar o progresso sustentável.

No campus do IFSP Jacareí, o evento acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2023, apresentando uma ampla gama de atividades planejadas para oferecer experiências de aprendizado significativas. Profissionais renomados da academia e do mercado abordarão tópicos que têm relevância científica e impacto positivo na sociedade em campos como Administração, Computação, Design e Pedagogia.

O evento oferecerá certificação. Após a conclusão do evento, os participantes que estiveram presentes nas atividades para as quais se inscreveram receberão um certificado.

Os certificados serão enviados para os endereços de e-mail fornecidos no momento da inscrição.

Não perca o maior evento de ciência e tecnologia do Brasil. Veja a programação e embarque nesta jornada de conhecimento e inovação que expandirá seus horizontes. As vagas são limitadas, então garanta a sua participação agora!

Programação

23 de outubro

 

7h50min às 8h – Abertura

Local: Auditório

  • Direção do campus e coordenação de pesquisa e inovação.

8h às 22h30min – Exposição: Mostra de arte (todos os dias)

Local: Diversas áreas do campus.

Organizadora: Prof.ª Maristela Sanches Rodrigues

  • Docente no IFSP Campus Jacareí, atuando no ensino-aprendizagem de arte, desenho e plástica. Como artista trabalha em pesquisas visuais com ênfase no desenho e na fotografia.

8h às 10h – Mostra de trabalhos de alunos inovação tecnológica de ADS (Sessão oral). Inscreva-se!

Local: Sala de aula 9

Organizador: Prof.º Murilo da Silva Dantas

  • Com formação na área de tecnologia, com graduações, mestrado e doutorado em computação, atua como professor universitário há quase 15 anos, tem experiência em gestão universitária e lidera equipes de tecnologia em duas startups de tecnologia em que foi sócio.

9h30min às 11h – Palestra: O que é o Clube do Empreendedor? Inscreva-se!

Local: Auditório

Palestrantes: Prof.ª Camila Molina Palles e Prof.º Artur Henrique Moellman

  • Professora do IFSP Campus Jacareí e coordenadora do projeto / Professor do IFSP Campus Jacareí e colaborador do projeto.

9h30min às 10h30min – Palestra: Cenografia para cinema e televisão. Inscreva-se!

Local: Laboratório de informática 5

Link da reunião:https://meet.google.com/vku-vuiz-nzw

Palestrantes: Prof.ª Clarissa Paulillo

  • Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com mestrado pela mesma instituição na área de Design e Arquitetura. Sua dissertação foi vencedora em 1.º lugar do 31.º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira na categoria “Trabalhos escritos – não publicados”. Atuou por dez anos na área de cenografia e expografia, desenvolvendo projetos para cinema, televisão, teatro, exposições culturais e eventos. Atualmente é docente nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Design e Design de Interiores da Universidade Paulista e pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

10h às 11h – Exposição: Mostra de inovação tecnológica de ADS (sessão pôster).

Local: Hall de entrada

Organizador: Prof.º Murilo da Silva Dantas

  • Com formação na área de tecnologia, com graduações, mestrado e doutorado em computação, atua como professor universitário há quase 15 anos, tem experiência em gestão universitária e lidera equipes de tecnologia em duas startups de tecnologia em que foi sócio.

 

13h30min às 14h30min – Palestra: Como antecipar-se aos modismos com ênfase em sustentabilidade. Inscreva-se!

Local: Laboratório de informática 5

Link da reunião: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MDY5MDBmZGItNzJjZC00YjM0LWI4NDMtZDkxNTE0YmE2ZWRm%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2291808bd0-5c6a-49df-93df-fb6a740f594d%22%2c%22Oid%22%3a%22b19e5825-a2fe-408d-8066-599d6ccac659%22%7d

Palestrantes: Prof.ª Maria Pilar Arantes

Arquiteta e designer de interiores. Fundadora e Diretora do Centro de Artes e Design, criado nos anos 1990 em Florianópolis (SC), atualmente residindo na Espanha onde ministra aulas em cursos in company no Brasil e na Espanha onde até já qualificou mais de 5 mil profissionais em Design de interiores. Como profissional atua como palestrante em temas ligados ao design de interiores, estética, história da arte e tecnologia dos materiais. Escreve com frequência artigos para portais especializados em design e arquitetura e revistas impressas e digitais no Brasil e na Espanha, além de participar em painéis em programas televisivos e de rádio sobre o tema. Tem larga experiência na elaboração de planos de curso para o ensino à distância (EaD), e já lançou vários cursos EaD pelo Centro de Artes e Design, bem como conteúdo didático e virtual para cursos à distância do SENAI. Como docente, segue em sua metodologia didática o slogan do Centro de Artes e Design: Profissionais formando Profissionais. Autora do livro Fundamentos da estética em design de interiores (MSPublishers; 1ª edição: 20 janeiro 2021).

 

14h às 15h30min – Oficina: Núcleo de educação ambiental de Jacareí (NEA) - Reaproveitamento de resíduos têxteis. Inscreva-se!

Local: Auditório

Palestrantes: Roseli Aparecida Silva e Andréia Fabri Teixeira

  • Rose Silva é professora, pedagoga, arte educadora, educadora ambiental e formadora de professores (educação, arte, cultura e meio ambiente). Atuou em diversas escolas das redes municipais de São José dos Campos e Jacareí (Ed. Infantil, Ensino Fundamental e EJA) e em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Pedagogia e Artes. Organiza, mobiliza e realiza projetos, eventos e oficinas tendo, inclusive, o reaproveitamento de resíduos e elementos naturais como matéria e foco de trabalho.
  • Andréia Fabri é gestora e educadora ambiental, gestora da moda e artesã. Tem experiência com olericultura orgânica, plantas aromáticas, PANC, reaproveitamento de resíduos têxteis e moda circular. Organiza e desenvolve projetos, eventos e oficinas sobre sustentabilidade, resíduos recicláveis e elementos naturais.
  • Ambas são educadoras do NEA – Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí, localizado no Viveiro Municipal “Seo Moura”.

14h às 22h30min – Exposição: Varal socioambiental do IFSP: cultura e consciência.

Local: Biblioteca (Corredor)

Palestrante: Prof.º Andre Demetrio Alexandre

  • Professor do IFSP Campus Jacareí. Doutorando em Direito pela Universidade de Brasília. É pesquisador no Centro de Estudos Constitucionais Comparados da Universidade de Brasília (CECC/UnB), e no Centro de Estudos da Constituição (CCONS/UFPR). Pessoa com deficiência por visão monocular.

15h30min às 18h – Minicurso: Desenho de arcos. Inscreva-se!

Local: Laboratório de projetos (Pranchetário)

Palestrante: Prof.º Carlos Augusto da Costa Niemeyer

  • Arquiteto e professor efetivo do IFSP. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2001) e Doutor em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela FEC-Unicamp (2015). Sua experiência profissional e acadêmica pode ser contextualizada com ênfase em conforto ambiental, tecnologia gráfica, paisagismo e história da arquitetura. Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e três livros produzidos em sua área de atuação docente.
  • Minicurso presencial de capacitação em desenho projetivo visando aprimorar conhecimentos de produção gráfica de arcos arquitetônicos para uso em projetos de arquitetura, design, cenografia e outros. Os arcos são uma das maiores contribuições da arquitetura e engenharia antigas; nasceram com função estrutural, mas hoje ganham novos olhares dentro da arquitetura e do design de interiores. Revelam a maestria de construtores do passado que nos legaram uma ampla tipologia de arcos que até hoje nos encantam e sempre comparecem na arquitetura contemporânea. O objetivo do curso é ensinar técnicas de projetação de arcos complexos.
  • Requisitos para o minicurso:possuir instrumental de desenho, a saber: lapiseira 7 ou 9mm, par de esquadros, escala, compasso, borracha macia, fita adesiva (não durex) e espanador ou similar. As folhas de papel A3 serão disponibilizadas pelo campus.

16h30min às 18h30min – Atividade esportiva: jogos estudantis

Local: Quadra poliesportiva

Organizadora: Kelly Cristina Soares


19h às 20h30min – Palestra: O que é o Clube do Empreendedor? Inscreva-se!

Local: Auditório

Palestrantes: Prof.ª Camila Molina Palles e Prof. Artur Henrique Moellman

  • Professora do IFSP Campus Jacareí e coordenadora do projeto / Professor do IFSP Campus Jacareí e colaborador do projeto.

21h às 22h30min – Palestra: Pedagogia além da sala de aula. Inscreva-se!

Local: Sala de aula 9

Palestrante: Amanda Ribeiro de Menezes Quintino

  • Formada em Administração de empresas, Pedagogia e Psicopedagogia e fundadora da empresa Ama(R) Kids Care, que presta serviços de babysitter pedagógico e bilíngue desde 2019.

21h às 22h30min – Palestra: Tecnologia espacial no INPE e os satélites do Programa Espacial Brasileiro: contribuindo para a sustentabilidade econômica e ambiental do país. Inscreva-se!

Local: Auditório

Palestrante: Fabrício de Novaes Kucinskis

  • Experiência em desenvolvimento de sistemas computacionais embarcados em satélites, atuando na área de software de bordo. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes (2003), mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 2007) e doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais também pelo INPE (2012). Participou de processos de transferência de tecnologia em controle de atitude e órbita na empresa argentina INVAP SE e em plataformas para satélites geoestacionários de telecomunicações na ítalo-francesa Thales Alenia Space. Atualmente é Tecnologista Sênior do INPE, alocado na Divisão de Eletrônica Espacial e Computação da Coordenação-Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais.


24 de outubro


8h às 9h30min – Palestra: Como montar sua própria empresa de TI de forma sustentável. Inscreva-se!

Local: Auditório

Palestrante: Vitor Alves de Andrade

  • Vitor Andrade, CEO da Overflow Solutions, Master Coach, Treinador, mentor de líderes, já foi Executivo da Linx (software house de presença mundial, coligada a operação da Stone Co), formado em Bacharel de Sistemas de Informação pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos/SP). Iniciou sua carreira desde analista de sistemas, passando por gerente de projeto, já possui em seu curriculum certificações como ITIL, COBIT, PMP, além de diversas certificações técnicas.

8h às 12h – Mostra de trabalhos: Projeto de saúde e lazer para os trabalhadores na sociedade contemporânea. Inscreva-se!

Local: Laboratório de informática 6

Organizador: Prof.º Daniel Teixeira Maldonado

  • Doutor em Educação Física. Pós-Doutor em Educação. Docente do IFSP Campus Jacareí. Secretário estadual de São Paulo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Professor colaborador do mestrado acadêmico em Educação Física da UNIVASF e professor permanente do mestrado profissional em Educação Física do IFSULDEMINAS.

8h30min às 11h – Mesa redonda: Olhares diversos sobre a questão ambiental: economia circular, ecossocialismo, contracolonialismo, ecologia decolonial e pensamento indígena. Inscreva-se!

Local: Laboratório de projetos (Pranchetário)

Mediadora: Prof.ª Débora Cristina Rosa Faria da Costa

  • Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (2008), Especialização em Arquitetura Bioecológica pela ANAB (2012), Especialização em Ergonomia pela UNISA (2021), Mestrado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Construção Civil e Urbana da Escola Politécnica da USP (2015), com pesquisa nas áreas de Conforto Térmico, Medições Térmicas, Desempenho, Simulação Computacional e Eficiência Energética e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (2020), com pesquisa na área de Tecnologia da Arquitetura, relacionada à qualidade ambiental de edificações de uso educacional, com foco na experiência do usuário. Professora do Instituto Federal de São Paulo nas áreas de Arquitetura / Design de Interiores.
  • Diante da radicalização de eventos climáticos que podemos presenciar, é necessário repensar posições sobre o papel que o sistema produtivo vigente e a humanidade exercem no contexto atual. Algumas questões estão postas: a técnica e a tecnologia, consideradas por muito tempo como meios de solucionar problemas ambientais, conseguirão reverter a elevação de temperatura no planeta? Ainda temos tempo de pensar a sustentabilidade pelo viés da técnica ou da tecnologia ou precisaremos compreender o pensamento e a prática de povos e comunidades que acumularam experiências de resistência e convivência integrada com a natureza para que possamos construir um novo caminho?

09h30min às 11h – Palestra: IA's no desenvolvimento de softwares (com exemplos para a sustentabilidade). Inscreva-se!

Local: Auditório

Palestrantes: Vanessa Weber e Gabriel Fróes

  • Gabriel Fróes e Vanessa Weber são um casal de programadores. Apaixonados por tecnologia trabalham juntos de 1998 quando inventavam sistemas ao invés de ir ao cinema. Os 2 são graduados em Ciência da Computação com MBA em Gestão Empresarial pela UFRJ e desde 2001 começaram a empreender na área de desenvolvimento com sua própria empresa, a RW Studio.
  • Em mais de 20 anos de experiência, já desenvolveram soluções para as mais diversas empresas como: Xerox, General Electric, BNDES, Amil entre outras. Em 2016 decidiram produzir vídeos descontraídos para o Youtube, no canal Código Fonte TV, onde discutem sobre tecnologia, mercado, carreira, compartilham experiências e também colocam a mão no código desenvolvendo soluções para ilustrar o aprendizado de programação.

10h às 11h30min – Palestra: Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Inscreva-se!

Local: Sala de aula 5

Palestrantes Gisele Maria Nogueira Amorim

  • Gisele Amorim é consultora regional do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), atuando nas diversas cidades do Vale do Paraíba.

13h30min às 15h30min – Atividade esportiva: jogos estudantis

Local: Quadra poliesportiva

Organizadora: Kelly Cristina Soares

 

16h às 17h30min – Palestra: Tecnologia em superfícies de rochas para o design de interiores. Inscreva-se!

Local: Auditório

Palestrantes: Ryan Ikeda

  • Designer de Interiores e Gerente técnico da Maore Casa de Mármore em São José dos Campos. Especialista em tecnologia de rochas para design de interiores. Consultor de vendas e projetista, aplica conhecimentos técnicos para criar ambientes funcionais e esteticamente atraentes.

 

16h às 17h30min – Palestra: Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Inscreva-se!

Local: Auditório

Palestrantes: Gisele Maria Nogueira Amorim

  • Gisele Amorim é consultora regional do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), atuando nas diversas cidades do Vale do Paraíba.

19h às 20h30min – Palestra: Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).Inscreva-se!

Local: Auditório

Palestrantes: Gisele Maria Nogueira Amorim

  • Gisele Amorim é consultora regional do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), atuando nas diversas cidades do Vale do Paraíba.

21h às 22h30min - Palestra: Sustentabilidade aplicada no desenvolvimento da carreira e nas organizações. Inscreva-se!

Local: Auditório

Palestrante: Karla Clarinda

  • Karla Clarinda, 38 anos, casada, é natural e mora em Jacareí. Atua na área de RH como estrategista em recolocação de profissionais. Trabalhou por 15 anos na área de finanças e contábil em algumas multinacionais, entre elas Heineken e Coca-Cola. Diretora de comunicação da ABRH-SP. Sócia Executiva da RECOLOKEY, uma empresa de recolocação onde faz a conexão entre bons profissionais a excelentes oportunidades.
  • Possui um projeto social voltado para empregabilidade PLUGAJOBS onde administro 200 grupos de emprego, com 40 mil pessoas participando no projeto, já ajudou mais de 5 mil pessoas a levar sua dignidade de volta para a casa, ajudando-a a conseguir um emprego.
  • Colunista do jornal O VALE, SEMÁNARIO DE JACAREÍ e Rádio CBN, onde aborda sobre empregabilidade, carreira e empreendedorismo. Sendo uma das coautoras do livro “A CARREIRA É SUA?” Onde conta como foi sua transição de carreira, e assim como se tornou empreendedora social.
  • Apresentadora de TV na TV Novo Tempo, onde aborda assuntos como empreendedorismo feminino, empregabilidade e carreiras.


25 de outubro


8h às 9h30min – Palestra: Primeiro socorros em bebês e crianças. Inscreva-se!

Local: Auditório

Palestrante: Guilherme Alves Mendonça

  • Técnico em Enfermagem pelo Centro Educacional Futura de Pindamonhangaba/SP e atualmente está cursando Licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal de São Paulo - IFSP Campus Jacareí.

8h às 9h - Minicurso: Git Lab: uma introdução ao GitHub. Inscreva-se!

Local:Laboratório de informática 5

Palestrante:Felipe Gomes Luttzolff

  • Felipe Gomes Luttzolff é analista de dados júnior no Itaú Unibanco e aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em nosso campus. Tem se desenvolvido como analista e programador, focando nas seguintes ferramentas atualmente: AWS, GIT, Docker, APIs, Python, OCRs e Scrum.

8h30min às 10h – Palestra: Materiais alternativos sustentáveis para construção civil: estudo do poliol vegetal. Inscreva-se!

Local: Sala 5

Palestrante: Prof.ª Ana Paula Preto

  • Arquiteta e Urbanista. Pesquisadora e Professora Universitária. Mestre em Administração e Doutora pela FAUSP, onde desenvolve atividades de pesquisa e formação de cenários na área de Resiliência Urbana. Empreendedora da Área de Inovação e Tecnologia na área de Materiais/ sustentáveis.

9h às 10h – Palestra: Minhas primeiras impressões como mulher no mercado de TI. Inscreva-se!

Local: Laboratório de projetos (Pranchetário)

Palestrante: Ana Laura de Almeida Pereira

  • Ana Laura, tem 21 anos e é Analista e Desenvolvedora de Sistemas formada pelo Instituto Federal de Jacareí. Atualmente trabalha para uma startup estrangeira como Engenheira Front-End. Também já trabalhou com Hardware e tecnologias Back-End. Hoje sua minha paixão é o Desenvolvimento Mobile e meus focos são React Native e Flutter.

10h às 11h30min - Roda de conversa: Design de interiores - egressos no mercado de trabalho. Inscreva-se!

Local:Laboratório de projetos (Pranchetário)

Mediadora:Giorgia Yoshiko Rossignolo Suzumura Becker

  • Técnica em Construção Civil. Arquiteta e Urbanista. Mestra em Planejamento Urbano e Regional. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Jacareí. Idealizadora e autora do projeto da Casa Saudável em Jacareí/SP. Consultora HBC PRO. Experiência com projetos de arquitetura e interiores residenciais, comerciais, corporativos e institucionais; arquiteta e fiscal de obras de escolas públicas federais. Tem como missão fazer a ponte do conhecimento e ajudar a concretizar sonhos através dos projetos, alinhando o conforto, estética, funcionalidade, saúde e bem-estar. Atuação principalmente na Região do Vale do Paraíba e em São Paulo/SP.

Participantes:Escritório Duo Arquitetura e Design, Escritório Dromme Interiores.

  • A Escritório Duo, é um escritório de arquitetura e design de interiores fundado em 2020, com sede no Brasil e nos EUA, por Gabriela Gomes e Marcelle Vilas Bôas, ambas egressas do curso técnico em design de interiores do IFSP Jacareí. Atuam no desenvolvimento de projetos e gerenciamento de obras.
  • A Drømme Interiores foi fundada por Lara Saxton e Vitória Aíssa há dois anos e meio, é um escritório de design de interiores especializado em projetos residenciais e comerciais. Nosso nome dinamarquês significa "sonhos", refletindo nossa principal missão que é transformar aspirações de design em realidade. Com uma abordagem que valoriza a individualidade e a funcionalidade, nossa equipe busca transformar espaços, promover soluções inovadoras e proporcionar projetos que excedem as expectativas

10h às 11h30min – Oficina: Lendo o mundo com elas: feminismo, gênero, diversidade e direitos humanos nas HQs produzidas por mulheres: sem igualdade de gênero não há sustentabilidade. Inscreva-se!

Local:Sala de aula 5

Palestrante:Juliana Basilio

  • Juliana Basilio é socióloga e professora no Campus Boituva do IFSP. Trabalha com histórias em quadrinhos (HQ) nas suas aulas de desde 2019, e em 2022 iniciou um projeto de Clube de Leitura de Histórias em Quadrinhos no Campus Boituva - o ClubOn - que tem o foco na leitura de obras que abordam o antifascismo, o antirracismo, a diversidade e os direitos humanos. Na oficina, Juliana compartilhará experiências do ClubOn e apresentará livros de histórias em quadrinhos produzidos por mulheres que têm no seu centro de interesse as discussões sobre feminismo, gênero, diversidade e direitos humanos. Serão realizadas leituras individuais, coletivas e roda de conversa. O objetivo é discutir sobre as HQs como um recurso importante no contexto escolar, para estudantes da educação básica e do ensino superior, assim como o papel de clubes de leitura como espaços de acolhimento e de encontro da diversidade, sobretudo em escolas técnicas.

10h às 11h30min - Palestra: O papel da tecnologia no desenvolvimento de soluções de problemas globais. Inscreva-se!

Local: Auditório

Palestrante: Gabriella Ribeiro

  • Gabriella Ribeiro é a fundadora e CEO da Télos. Com formação e experiência empreendedora pela Shell Iniciativa Jovem e como fellow do Latitud, a maior incubadora de startups da América Latina, ela lidera a Télos com a missão de descentralizar o mercado de tecnologia e proporcionar oportunidades para jovens que buscam ingressar na área.

10 as 12h - Premiação e Entrega de Certificados da Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Local:  Sala 05

Organizador:: Reinaldo da Silva Caraca

  • Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2008) na área de gravitação. Atualmente, trabalha como professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Jacareí.


13h30min às 15h - Palestra: Cimento diamantado aveludado e cimento queimado rústico: tecnologia em texturas. Inscreva-se!

Local:Auditório

Palestrante:Domingos Sávio

  • Gerente técnico da Decor Colors São José dos Campos. Loja franqueada há dois anos. A Decor Colors vem revolucionando o mercado do Design de interiores e decoração com inovações e soluções em acabamento e pintura.

13h30min às 15h - Exposição: Mostra de inovação tecnológica de Informática- (sessão oral). Inscreva-se!

Local:Laboratório de informática 6

Organizadores:Ana Paula Abrantes de Castro Shiguemori e Tardelli Ronan Coelho Stekel

  • Ana Paula Shiguemori é formada em Engenharia da Computação, com mestrado e doutorado pelo INPE, especialização em Redes Neurais Artificiais e Visão Computacional. Desde 1999, tem participado com projetos como "Navegação Autônoma por Imagens com Lógica Nebulosa" no INPE. É docente no IFSP desde 2011. Atualmente coordena o Laboratório LABMaker e lidera um grupo de pesquisa em Inteligência Artificial e Ciência dos dados certificado pelo CNPq. Além de sua atuação acadêmica, presta consultoria em Inteligência Artificial para as empresas DeepSmart e Geniais.
  • Tardelli Stekel é professor do IFSP – Campus Jacareí, Graduado em Engenharia elétrica pela UFSM com Mestrado e Doutorado em Geofísica Espacial pelo INPE.

15h às 16h30min - Exposição: I Mostra de robótica do IFSP Campus Jacareí. Inscreva-se!

Local:Laboratório de informática 6

Organizadores:Ana Paula Abrantes de Castro Shiguemori e Tardelli Ronan Coelho Stekel

  • Ana Paula Shiguemori é formada em Engenharia da Computação, com mestrado e doutorado pelo INPE, especialização em Redes Neurais Artificiais e Visão Computacional. Desde 1999, tem participado com projetos como "Navegação Autônoma por Imagens com Lógica Nebulosa" no INPE. É docente no IFSP desde 2011. Atualmente coordena o Laboratório LABMaker e lidera um grupo de pesquisa em Inteligência Artificial e Ciência dos dados certificado pelo CNPq. Além de sua atuação acadêmica, presta consultoria em Inteligência Artificial para as empresas DeepSmart e Geniais.
  • Tardelli Stekel é professor do IFSP – Campus Jacareí, Graduado em Engenharia elétrica pela UFSM com Mestrado e Doutorado em Geofísica Espacial pelo INPE.

15h30min às 17h - Roda de Conversa: Design de interiores - egressos no mercado de trabalho. Inscreva-se!

Local:Auditório

Mediadora: Giorgia Yoshiko Rossignolo Suzumura Becker

  • Técnica em Construção Civil. Arquiteta e Urbanista. Mestra em Planejamento Urbano e Regional. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Jacareí. Idealizadora e autora do projeto da Casa Saudável em Jacareí/SP. Consultora HBC PRO. Experiência com projetos de arquitetura e interiores residenciais, comerciais, corporativos e institucionais; arquiteta e fiscal de obras de escolas públicas federais. Tem como missão fazer a ponte do conhecimento e ajudar a concretizar sonhos através dos projetos, alinhando o conforto, estética, funcionalidade, saúde e bem-estar. Atuação principalmente na Região do Vale do Paraíba e em São Paulo/SP.

Participantes: Escritório Duo Arquitetura e Design e Edilaine Alves.

  • A Escritório Duo, é um escritório de arquitetura e design de interiores fundado em 2020, com sede no Brasil e nos EUA, por Gabriela Gomes e Marcelle Vilas Bôas, ambas egressas do curso técnico em design de interiores do IFSP Jacareí. Atuam no desenvolvimento de projetos e gerenciamento de obras.
  • Edilaine Alves, profissional formada como técnica em Design de Interiores pelo IFSP Campus Jacareí em 2020 e encontra-se atualmente cursando Tecnologia em Design de Interiores na mesma instituição, atua na área como técnica no escritório ELS Interiores, na qual formou-se em parceria com mais dois colegas do Tecnólogo. A trajetória acadêmica abrange a participação em projetos de extensão e iniciação científica, experiências que têm contribuído para ampliar conhecimento, aprimorar habilidades e consolidar o compromisso com a pesquisa e inovação na área de Design de Interiores.

16h:30min às 18h:30min – Atividade esportiva: jogos estudantis

Local:Quadra poliesportiva

Organizadora: Kelly Cristina Soares


19h às 20h30min - Palestra: Mobilidade Ativa: Da cidade dos carros para a cidade humana. Inscreva-se!

Local:Auditório

Palestrante:Prof.º Edson Anibal de Aquino Guedes Filho

  • Edson Guedes Filho é advogado, professor, consultor e gestor público. Pós-graduado em Direito Tributário pela PUC e Gestão Pública pela Escola de Governo da USP. Mestre em Administração, com experiência profissional em gestão de qualidade pública e privada no sistema ISO. Especialista e palestrante em Mobilidade Urbana e doutorando em Engenharia e Infraestrutura pelo ITA.

19h às 20h30min – Palestra: Primeiro socorros em bebês e crianças. Inscreva-se!

Local: Sala de aula 9

Palestrante: Guilherme Alves Mendonça

  • Técnico em Enfermagem pelo Centro Educacional Futura de Pindamonhangaba/SP e atualmente está cursando Licenciatura em Pedagogia no Instituto Federal de São Paulo - IFSP Campus Jacareí.

20h30min às 21h – Peça teatral: Caminhos para GNU. Inscreva-se!

Local: Refeitório e adjacências

Apresentação: Núcleo de Artes Cênicas do SESI São José dos Campos

  • A performance itinerante explora rotas intergalácticas em busca de um novo planeta para ser conquistado, entretanto durante esta trajetória as intimidades entre o Ser e o Habitar acabam se revelando. Afinal, qual a direção que devemos seguir para alcançarmos a utopia?

21h às 22h30min - Palestra: Projeto Caminhos para a transformAção - Agenda 2030/ODS. Inscreva-se!

Palestrante: Alessandra Ribeiro

  • PEB II - Professor Especialista em Currículo - Química, na Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
  • Atua na área da Educação.
  • Formada em Bacharelado em Química, UMC; Licenciatura, Faculdade Paulista São José; Bacharelado em Administração, IFSP-Jacareí; Pedagogia, Unicesum.

Palestrante: Allan Douglas de Oliveira

  • PEB II - Professor Especialista em Currículo - História na Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
  • Atua na área da Educação.
  • Graduado em História pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Foi estagiário e pesquisador do Núcleo de Pesquisas Pró-Memória Jacareí, parceria entre a Fundação Cultural de Jacarehy, a Univap e o Arquivo Público e Histórico de Jacareí. Participou como pesquisador voluntário no no projeto: Vestígios de uma cidade: homens pobres livres, escravos e "negócios da pobreza" em Jacareí, SP, no século XIX, da FAPESP.

Palestrante: Marta Maria Pierro de Brito

  • PEB II - Professor Especialista em Currículo - Biologia na Diretoria de Ensino da Região de Jacareí.
  • Formada em Ciências Biológicas UBC, Farmácia e Bioquímica UNIP, cursando pós-graduação em Gestão Educacional.
  • Há 23 anos na educação na rede pública e particular de ensino. Trabalhei com mapeamento de biótopos em campo.

22h:30min às 22h:35min – Encerramento

Local: Auditório

  • Direção do campus e coordenação de pesquisa e inovação.

Local

IFSP Campus Jacareí.

Endereço: R. Antônio Fogaça de Almeida, 200 - Jardim América, Jacareí - SP, CEP: 12322-030

 Contato

E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
Telefone: (12) 2128-5200

 Equipe Organizadora

Presidente da equipe organizadora e Coordenadora de pesquisa e inovação - Raquel Fonseca Maldonado;

Coordenadora de extensão - Luana Nunes de Souza;

Prof.ª Camila Molina Palles;

Prof.ª Cristiane Oliveira Campos Gonella;

Prof. Leonardo Ribeiro Moço Pessanha;

Prof. Matheus Alberto Rodrigues Silva

Prof. Maria Lúcia Nana Ebisawa Irita;

Prof. Raul Eduardo Simoni Castanhari;

Alunos do 6.º período do curso de Bacharelado em Administração:

Beatriz Viviane Braga de Souza;

Danilo Magalhães Santana dos Santos;

Eliseu Rocha Moreira;

Gabriel Augusto Ribeiro;

Rafael dos Reis de Souza;

Samuel Alves da Cruz;

Sônia Maria Rodrigues Lopes Candido;

registrado em:
Fim do conteúdo da página