Página inicial > Últimas Notícias > Docente do IFSP é destaque no Encontro Nacional de Administração

Docente do IFSP é destaque no Encontro Nacional de Administração

Professor do Campus Jacareí, Ronan Quintão foi premiado por pesquisa inovadora

• Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 08h31
  • Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 08h42

O Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (Enanpad) é um dos eventos mais prestigiados da área de administração no Brasil. Neste ano, o professor Ronan Torres Quintão, do Campus Jacareí, se destacou ao ter dois trabalhos indicados ao prêmio, com um deles sendo premiado como o melhor da área.

O Enanpad reúne os principais pesquisadores da área de administração, proporcionando um ambiente de alto nível acadêmico para a apresentação de pesquisas e debates. O professor Ronan, juntamente com sua equipe de coautores, apresentou dois trabalhos de destaque.

O trabalho premiado, intitulado "In Favor of a Transmodernist Consumerist Education: the Escola Nacional Florestan Fernandes", teve como coautores Marcus Wilcox Hemais (Mestre e Doutor em Admin de Empresas/IAG-A Esc de Negócios da PUC-Rio – IAG / PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Denise Franca Barros (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd / UFF - Universidade Federal Fluminense) e é fruto de um esforço conjunto que envolveu a colaboração entre o IFSP e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) desde 2019. Durante a pandemia, a ENFF e o IFSP estreitaram laços com palestras e uma visita técnica envolvendo alunos de Administração. O trabalho explora a ideia de educar os consumidores de forma a capacitá-los em um mercado complexo, adotando uma abordagem decolonial transmoderna.

O segundo trabalho indicado, "Athletic Identity Projects: How Consumers Construct High Performance in Leisure Domains of Physical Competition", também apresenta uma pesquisa relevante na área de administração, e foi realizada em colaboração com o professor Andre Figueiredo Maciel da Universidade de Nebraska-Lincoln.

O professor Ronan Quintão destacou a importância das pesquisas para o Instituto Federal de São Paulo, “submetemos ao INCRA um projeto de curso de bacharelado em Administração em parceria com a ENFF via PRONERA”. A ação visa ampliar o acesso à educação de qualidade em Administração.

Embora os trabalhos não tenham tido participação direta de alunos do IFSP, o professor Quintão enfatizou a importância de compartilhar os resultados e conceitos com bolsistas do CEPIN de Jacareí, envolvendo-os nas discussões e na análise dos dados.

Na competição acirrada do Enanpad, os dois trabalhos do professor Ronan Quintão concorreram na categoria de melhor trabalho na divisão de marketing, onde foram submetidos 279 trabalhos no total. Sua premiação é um reconhecimento da excelência de sua pesquisa em um cenário altamente competitivo, com contribuições significativas para o campo da administração no Brasil.

Em relação à premiação, o docente do IFSP enfatizou que representa o reconhecimento do alto nível de qualidade do trabalho de pesquisa desenvolvido na instituição. Ele ressaltou que seu primeiro prêmio, em 2015, foi resultado de sua tese, enquanto o segundo, em 2023, destaca o impacto de seu trabalho no IFSP.

Fonte: https://www.ifsp.edu.br/component/content/article/17-ultimas-noticias/4069