Produção de Materiais Didáticos em Impressora 3D para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas
Confira os alunos aprovados para o projeto
Dia 04/07/2023 - Sala do NAPNE (piso superior)
Horários:
15h30 - Alex Pereira Bonifácio
16h - Camila Régis
16h30 - Eliseu Rocha Moreira
17h - Felipe de Brito Pereira Campos
17h30 - Gabriel Lima Cavalcante de Souza
>>Metodologia do Projeto
Para a produção do material, primeiramente, é necessário realizar um estudo dos recursos das impressoras 3D disponíveis no campus, seus softwares e modos de operação. Em seguida, visa-se ao estabelecimento de parceria e planejamento com professores e alunos do campus que precisam de materiais 3D para desenvolvimento do conteúdo programático. Por fim, esses modelos são produzidos, utilizados e avaliados pelo público envolvido no projeto. Espera-se ainda realizar publicação dos materiais produzidos por meio de informativos e eventos científicos da área de educação e inclusão.
>>Descrição das atividades
As atividades a serem realizadas podem ser divididas entre seis etapas:
1ª etapa: estudo sobre a impressão 3D para compreender, de forma minuciosa, os princípios de funcionamento dos equipamentos disponíveis;
2ª etapa: estabelecimento de parceria entre alunos e professores para determinação de materiais a serem produzidos;
3ª etapa: determinação de parâmetros de tamanho para a modelagem em 3D, através de um software;
4ª etapa: a impressão dos recursos;
5ª etapa: avaliação por meio do “Questionário de Adaptabilidade e Satisfação”, elaborado pelo projeto;
6ª etapa: compartilhamento do conhecimento sobre produção e uso de material didático em 3D para alunos com necessidades educacionais específicas.
>>Requisitos para participar
1) Ser estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, superdotação e/ou altas habilidades;
2) Ter disponibilidade de 15 horas semanais para execução do projeto, de agosto a dezembro;
3) Estar regularmente matriculado em curso técnico de nível médio ou de graduação do campus a que se destina o projeto;
4) Não acumular bolsa de outros editais do IFSP;
5) Desenvolver as atividades apresentadas no seu plano e atender as orientações do docente responsável e/ou colaborador(a);
6) Elaborar e entregar mensalmente ao docente responsável o relatório de frequência e das atividades desenvolvidas no projeto;
7) Apresentar os resultados alcançados por meio de relatório final, ao término do desenvolvimento projeto;
8) Ter (ou disposição para desenvolver) habilidade para estabelecer comunicação com professores e alunos público-alvo da educação especial;
9) Ter (ou disposição para desenvolver) habilidade para operar novas tecnologias;
10) Ter (ou disposição para desenvolver) habilidade para falar em público.
>>Etapas da seleção
1) Inscrição
Prazo: 02/07
Link: https://forms.gle/PLKDvDh3ZGqBqQd37
2) Entrevista pessoal: 04 de julho
Horários e sala a serem divulgados
>>Duração e carga horária dos projetos
● O projeto terá duração de 5 (cinco) meses, previsto para o período de agosto a dezembro de 2023.
● A carga horária para o desenvolvimento do projeto do estudante bolsista será de 15(quinze) horas semanais, sendo pago o valor de R$ 525,00 (quinhentos e vinte e cinco reais) mensalmente.
Dúvidas: rubensfernando@ifsp.edu.br
Redes Sociais