Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da área de design de interiores realizam visita técnica na Leroy Merlin

Alunos da área de design de interiores realizam visita técnica na Leroy Merlin

• Publicado: Segunda, 28 de Março de 2022, 09h27
  • Última atualização em Segunda, 28 de Março de 2022, 09h28

Nos dias 23 e 25 de março, os alunos do 3º e 5° semestres do curso superior de tecnologia em design de interiores e os alunos do 1° e 2° módulos do curso técnico em design de interiores, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Jacareí, realizaram visita técnica na Leroy Merlin de São José dos Campos. As visitas foram conduzidas pelo professor Samir Fagury, sendo orientadas pelo atendente de loja André Ramos, pelo assessor de vendas Marcelo Dias, e pelo gerente Eduardo Vieira, e tendo também suporte de planejamento do gerente Erivan Amorim e da coordenadora de gestão Kely Oliveira.

Alunos do curso de tecnologia em design de interiores

Alunos do curso técnico em design de interiores

A visita teve o objetivo principal complementar os conhecimentos apresentados em classe, nas diversas disciplinas ministradas ao longo dos cursos da área de design de interiores, com foco principal em materiais de acabamentos para interiores, técnicas de execução, e novas tecnologias em materiais e obras, através de dinâmicas técnicas monitoradas pelo professor das disciplinas e por supervisores da empresa.

Apresentação e dinâmica técnica

Inicialmente, os alunos foram recepcionados pelos supervisores da loja, sendo apresentados assim a diversos funcionários, e foram conduzidos a sala de treinamentos para receberem as primeiras informações sobre a empresa. O atendente de loja André Ramos, o assessor de vendas Marcelo Dias, e o gerente Eduardo Vieira conduziram as explanações apresentando o histórico da empresa, a relação empresa-colaborador, a relação empresa-designers de interiores na região, e a apresentaram de modo geral o layout da loja e as linhas de produtos da empresa.

Dando continuidade à visita técnica, o professor Samir Fagury iniciou a segunda parte das atividades, uma dinâmica técnica, que baseou-se na escolha, por parte dos alunos, de três produtos ou sistemas utilizados em projetos e obras de design de interiores, comercializados pela empresa. Estes produtos deverão ser apresentados em seminários em classe, nos quais os alunos devem explanar de modo técnico sobre todos os detalhes e aplicações de cada produto escolhido, simulando assim a apresentação de um produto ou solução ao um cliente.

Deste modo, os alunos podem aliar à teoria exposta em classe, toda a gama de informações técnicas presenciadas na visita técnica, consolidando assim as competências a serem desenvolvidas na disciplina.

Ao encerrar a visita técnica, o professor Samir agradeceu aos supervisores da empresa a oportunidade oferecida aos alunos do IFSP Câmpus Jacareí e futuros profissionais da área de design de interiores.

Destaque: Diversos alunos e egressos da área de design de interiores do Campus trabalham ou já trabalharam na Leroy Merlin de São José dos Campos; atualmente, além dos demais colaboradores, a loja conta com um colaborador cursando o curso superior de tecnologia em design de interiores, e três colaboradores com formação em tecnologia em design de interiores.

O professor Samir explica “a oportunidade de participar de uma visita técnica durante os cursos técnico e superior em design de interiores, pode ser, para os alunos, a primeira experiencia com conotação profissional, já que a dinâmica proposta como avaliação para as disciplinas simula a demanda de um cliente real, em busca de soluções para seu projeto ou obra de interiores”.

O professor Samir finaliza dizendo que “é importante citar que a visita técnica é uma ação de extensão da instituição, complementando assim o tripé norteador dos Institutos federais, ensino-pesquisa-extensão, e através de ações dessa natureza que o público discente pode ter acesso a informações valiosas sobre novos materiais e tendências do mercado de design de interiores; conquanto sejam complementares às teorias explanadas em sala de aula, estas informações apresentam imensa relevância na formação de competências a serem desenvolvidas nas disciplinas”.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Jacareí agradece à disponibilidade e parceria da empresa Leroy Merlin-SJC, em nome do todos os colaboradores da empresa, em receber os alunos e professores desta instituição, promovendo a oportunidade do compartilhamento de conhecimentos com nossos alunos e futuros profissionais da região. O professor Samir também agradece à coordenadora de extensão do Campus, Marcia Silveira, pela colaboração no planejamento da visita técnica.

Fonte: Prof. Samir Fagury