Página inicial > Últimas Notícias > Aberto período de Pedidos para Aproveitamento e Extraordinário Aproveitamento de Estudos - Cursos de Educação Superior - 2º Semestre/2021

• Publicado: Terça, 07 de Setembro de 2021, 19h21
  • Última atualização em Terça, 07 de Setembro de 2021, 19h22

A Secretaria do Campus Jacareí em obediência ao calendário acadêmico de 2021, divulga o período de pedido para Aproveitamento e Extraordinário Aproveitamento de Estudos (EXAPE) para o 2o Semestre de 2021 conforme regras abaixo:

- APROVEITAMENTO DE ESTUDOS - De 13 a 17 de Setembro de 2021.

O que é? O ato de usar outra disciplina cursada e aprovada em outra escola/faculdade para eliminar disciplina do seu curso atual do IFSP de Jacareí, desde que ambas tenham o conteúdo e carga horária equivalente (será analisada pelo colegiado do curso).

Quem pode pedir? Todos os alunos regularmente matriculados

Posso pedir para quais disciplinas? Qualquer disciplina, desde que não tenha feito o pedido de aproveitamento anteriormente e desde que não tenha dependência (DP) na disciplina, seja por reprovação por falta ou por nota.

Posso usar mais de uma disciplina para eliminar uma disciplina no IF? Pode ser utilizado mais de uma disciplina do curso anterior para tentar aproveitar uma nossa.

Posso usar disciplinas de curso técnico para eliminar disciplina que curso no superior e vice-versa? NÃO! Para pedir o aproveitamento, todas as disciplinas usadas precisam ser do mesmo nível de ensino, por exemplo: quer pedir dispensa de "matemática financeira" de curso superior? Necessita usar outra disciplina cursada em outro curso de nível superior também.

O que preciso para pedir o aproveitamento? No cenário atual de atividades presenciais suspensas, aceitaremos os pedidos exclusivamente via e-mail da secretaria no O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. no período descrito acima. Para fazer o pedido é necessário os seguintes documentos:

1 - anexar no e-mail o formulário de requerimento preenchido e assinado com a correlação das disciplinas cursadas com as disciplinas que queira tentar o aproveitamento (formulário clique aqui )

2 - anexar no e-mail o histórico escolar da outra instituição e as ementas (conteúdo programático) das disciplinas que irá utilizar. Tudo assinado e carimbado (pode usar documento com autenticidade digital).

>>Não serão aceitos pedidos fora do prazo e com documentação incompleta<<

- EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS (EXAPE) - De 13 a 17 de Setembro de 2021.

O que é? Trata-se o instrumento pelo qual o estudante comprova, por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, que possui conhecimentos, habilidades e competências específicos da área de conhecimento do componente curricular do Curso de Graduação. Tem por objetivo tão somente abreviar, quando possível, a duração do curso, sem prejuízo da formação dos estudantes.

Quem pode pedir? Todos os alunos regularmente matriculados em curso de educação SUPERIOR.

Posso pedir para quais disciplinas? Qualquer disciplina, desde que não tenha dependência (DP) nela, seja por reprovação por falta ou por nota.

Tem limite de pedido? Tem. Pode ser pedido o EXAPE para até 2 (duas) disciplinas.

Depois do pedido feito, como será? Após o término do prazo para realização dos pedidos (dia 17 de Setembro), tudo será encaminhado para a Direção Adjunta Educacional que, em acordo com a Coordenação do curso, emitirá um Edital com a banca examinadora e as regras com as datas das avaliações.

O que preciso para pedir o EXAPE? No cenário atual de atividades presenciais suspensas, aceitaremos os pedidos exclusivamente via e-mail da secretaria no O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou no nosso whatsaap institucional (12) 2128-5216, no período descrito acima. Para fazer o pedido é necessário os seguintes documentos:

1 - Enviar o formulário de requerimento preenchido e assinado com a descrição das disciplinas que queira tentar o aproveitamento com justificativa (formulário clique aqui)

2 - Entrega de documentação comprobatória de apenas um dos documentos abaixo:

I. Carteira de Trabalho – páginas: da foto, da identificação e do registro utilizado para requerer o EXAPE;
II. Contrato de Estágio;
III. Contrato de Trabalho;
IV. Declaração do Empregador descrevendo as atividades desempenhadas com o período de início e fim do desenvolvimento das atividades;
V. Certificado/Diploma de Curso(s) ligado(s) ao componente curricular solicitado.

>>Não serão aceitos pedidos fora do prazo e com documentação incompleta<<

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo whatsaap (12) 2128-5216.