Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do IFSP – Câmpus Jacareí é aprovado em processo seletivo em instituição nos Estados Unidos

• Publicado: Segunda, 21 de Junho de 2021, 17h03
  • Última atualização em Terça, 22 de Junho de 2021, 01h26

Michael dos Santos Neves, aluno do terceiro módulo do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, foi aprovado no programa Community College Initiative Program (CCI) e embarca em julho para passar um ano nos Estados Unidos.

O CCI Program, que é completamente custeado com recursos norte-americanos, é uma iniciativa do governo daquele país e se destina a financiar a permanência de jovens estudantes de países estratégicos para passar até um ano em um community college estadunidense, oferecendo bolsas integrais de estudo e de manutenção para os selecionados.

Por meio de estágios profissionais, aprendizado em serviço e atividades comunitárias, os participantes do programa têm a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas, fortalecer a proficiência no inglês e de mergulhar na cultura e na vida cotidiana nos Estados Unidos.

Em relação ao estudante do campus Jacareí, o interesse do Michael em estudar fora do país não é recente. Vem desde os 12 anos de idade. Desde então, ele vem se preparando incansavelmente. Segundo ele, foram muitas pesquisas, estudos e esforços, sempre contando com o apoio da família, mesmo diante de algumas restrições econômicas. Nas palavras do aluno, “meus pais sempre me apoiaram muito. Aos 18 anos, ingressei no meu primeiro emprego e consegui pagar um curso de inglês que me garantiu um certificado de proficiência de nível B2.”

No final do ano passado, por meio de uma matéria publicada na página do câmpus sobre a abertura de inscrições para o Programa Studies of the U.S. Institutes for Student Leaders on Education and the Future of Work (SUSI), Michael fez sua candidatura e, após uma entrevista on-line com a Embaixada dos Estados Unidos em São Paulo, foi convidado a se candidatar a outro programa de maior duração, o CCI Program, pois entendiam que o aluno dispunha de um perfil mais compatível com o referido programa.

Após um desafiador processo seletivo, que levou longos três meses, em que teve que produzir oito redações em língua inglesa e participar de novas entrevistas, Michael foi selecionado para fazer parte do programa e passar um ano estudando TI na Northern Virginia Community College (NOVA), localizada em Annandale, Estado da Virgínia, 2 horas da capital Washington.

Mesmo diante da confirmação da aprovação no programa de mobilidade, Michael está incrédulo de sua conquista. Em suas palavras, “esse programa vai ser um modificador em minha vida! Vejo que todo esforço e dedicação na língua inglesa, no Ensino Médio e no Ensino Superior foram de extrema importância para minha aprovação no processo!”.

Para Michael, o IFSP teve grande importância em sua conquista: “Quando entrei no Instituto Federal, tive a oportunidade de dar os primeiros passos rumo à realização dos meus sonhos! O ingresso no Ensino Superior pelo Instituto Federal foi cercado de muito apoio. Desde o início os professores nos ajudavam no que era preciso, sempre com o máximo de zelo pela qualidade das aulas. Quando entramos no ensino remoto emergencial não foi diferente; apesar dos obstáculos, os professores estavam sempre tentando achar formas de passar o conteúdo da melhor maneira possível.”

Ao retornar ao Brasil em 2022, Michael pretende retribuir o carinho e a dedicação dos professores e o apoio dos colegas de classe. “Quero ser um facilitador de sonhos, pois quando sonhamos juntos, tudo fica mais fácil.” Ele já está em tratativas com a representante local da Arinter (Profa. Cristiane Gonella), com o membro da Arinter Reitoria (Prof. Wagner Belo) e com o Coordenador de seu curso (Prof. Lineu) discutindo mecanismos para o compartilhamento do aprendizado que irá adquirir nos Estados Unidos com toda a comunidade acadêmica do Câmpus Jacareí.