Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do Câmpus Jacareí do IFSP foi Aprovado em Conjunto com IFSULDEMINAS

Projeto do Câmpus Jacareí do IFSP foi Aprovado em Conjunto com IFSULDEMINAS

• Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 12h02
  • Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 12h02

O projeto de pesquisa entitulado: "Classificação de imagens aéreas obtidas por drones com uso de técnicas de inteligência artificial" será desenvolvido em conjunto com IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes, IFSP Campus Jacareí e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) da Força Aérea Brasileira. O IFSULDEMINAS possui expertise comprovada no uso de imagens aéreas e espaciais aplicado ao sensoriamento remoto. O IFSP Campus Jacareí está em um polo aeroespacial, com institutos de pesquisa e desenvolvimento como por exemplo o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) e Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA) e Instituto de Estudos Avançados IEAv, o que propicia a interação com esta área de desenvolvimento e possui experiência na área de Inteligência Artificial com aplicação na área aeroespacial e robótica. Além disso, este projeto terá a participação de pesquisadores colaboradores do IEAv, que além de possuírem experiência em sensoriamento remoto e inteligência artificial, possuem Drones para a captura de imagens e dados necessários para realização de testes experimentos da solução proposta. O projeto tem como finalidade o estudo e desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial a serem aplicadas em imagens obtidas por Drones. O principal foco será o emprego de técnicas adequadas para a classificação de imagens com aplicação ao monitoramento ambiental. Para abordar estes problemas, diferentes técnicas de IA serão consideradas. Dois bolsistas irão trabalhar no projeto, a aluna MIRIAN SCHMITT JAEGER (aluna do 2o. Ano do técnico de informática do IFSP) e a aluna LARISSA PEREIRA PRATES (aluna do 4a. Ano do curso Engenharia de Agrimensura e Cartográfica do IFSULDEMINAS). As professoras coodenadoras dos projetos são Dra. Camila Souza dos Anjos Lacerda (IFSULDEMINAS - Campus Inconfidência) e Dra. Ana Paula Abrantes de Castro e Shiguemori (IFSP - Campus Jacareí). Pesquisadores Convidados: Dr. Elcio Hideiti Shiguemori (IEAv), Ms.Marielcio Gonçalves Lacerda (IEAv) e Wagner Ferraz Castro (IFSP - Campus Jacareí).