Projeto de extensão de Arquitetura e Urbanismo do IFSP Jacareí é contemplado com recursos em emenda parlamentar
Proposta construída com participação da comunidade externa garante financiamento para ações extensionistas no município. O Projeto foi elaborado a partir de articulação contínua entre docentes e comunidade ao longo do ano de 2025 e será desenvolvido em Jacareí
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de São Paulo – Campus Jacareí teve um projeto de extensão contemplado em edital de emendas parlamentares, assegurando recursos para o desenvolvimento de ações junto à comunidade local.
A proposta foi construída a partir de atividades extensionistas realizadas desde o início do ano, de forma integrada entre disciplinas do primeiro semestre do curso, culminando em um trabalho aprofundado de leitura do território, encabeçada pela Profa Rosemary Lopes Rodrigues à frente da disciplina Práticas Extensionistas em Arquitetura e Urbanismo, e apresentado à comunidade no encerramento do 1º semestre letivo de 2025. A aproximação sistemática permitiu identificar demandas concretas, que deram origem à formulação do projeto de extensão elaborado de forma conjunta entre as Profas Rosemary Lopes Rodrigues e Débora Cristina Rosa Faria da Costa.
O projeto foi submetido ao edital de emendas parlamentares aberto à população pelo gabinete do vereador Gabriel Belém e aprovado para financiamento. Os recursos viabilizarão a implementação de ações técnicas e formativas na área de Arquitetura e Urbanismo, com foco em atendimento de necessidades reais do território.
A iniciativa reforça o papel da extensão como eixo estruturante da formação acadêmica e como instrumento de integração entre instituição e sociedade. As próximas etapas envolvem o detalhamento do plano de trabalho, definição de cronograma e organização das equipes de execução, com participação de estudantes.
O projeto será desenvolvido no município de Jacareí e amplia a inserção social do IFSP Campus Jacareí por meio de ações orientadas por demanda comunitária e base técnica especializada.

Redes Sociais