Café Científico: um abraço entre a biblioteca e a pesquisa
No dia 11 de agosto, a Coordenadoria da Biblioteca (CBI), e a Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPI) abriram as portas e o coração para um Café Científico que reuniu estudantes dos programas de iniciação científica.
O propósito foi profundo: aproximar, integrar e estender a mão a quem está começando a trilhar a vida de cientista. Sabemos que a caminhada é exigente, cheia de dúvidas e atravessada, sobretudo, pelo desafio da escrita científica.
Entre um gole de café, bolo e quitutes, demos o primeiro passo do nosso ciclo de conversa, “Ler”. Para aquecer as ideias, lemos em grupo trechos de “Cartas de uma Orientadora” da autora Debora Diniz. Em tom carinhoso e verdadeiro, a autora descreve os diferentes tipos de leitoras e que vê em suas orientandas — e, ali, foi impossível não nos reconhecermos, ainda que em partes, em cada uma dessas figuras.
Rimos e lembramos das várias tentativas, das pausas e dos recomeços quando o papel está em branco e avido por nossos dedos trêmulos
Encerramos o encontro com um momento de escuta e, juntos, rompemos a primeira barreira: o silêncio — o silêncio de pedir ajuda e o silêncio de oferecer ajuda. Saímos com a certeza de que a Biblioteca é casa de acolhimento, referência e companhia para quem deseja pesquisar, escrever e compartilhar conhecimento.
As portas sempre abertas e assim seguem.
Se você precisa de apoio em sua pesquisa — seja de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, projeto de extensão ou outras etapas acadêmicas— procure a Biblioteca. Ela é o lugar dessa ajuda, de referência e hoje você descobriu que também é lugar de acolhimento.
Com carinho,
Dra. Ágata Nelza Gomes de Souza (Bibliotecária Documentalista)
Profa. Dra. Raquel Fonseca Maldonado (Coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus)
Redes Sociais