Reaberto período de pedidos de EXAPE (Extraordinário Aproveitamento de Estudos) para cursos superiores

• Publicado: Terça, 02 de Julho de 2024, 12h30
  • Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 12h30

Conforme orientação das coordenações de curso e direção acadêmica do IFSP Campus Jacareí, está reaberto o período de pedidos de EXAPE (Extraordinário Aproveitamento de estudos), até o dia 05 de Julho de 2024.

- EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS (EXAPE).

O que é? Trata-se o instrumento pelo qual o estudante comprova, por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, que possui conhecimentos, habilidades e competências específicos da área de conhecimento do componente curricular do Curso de Graduação. Tem por objetivo tão somente abreviar, quando possível, a duração do curso, sem prejuízo da formação dos estudantes.

Quem pode pedir? Todos os alunos regularmente matriculados em curso de educação SUPERIOR.

Posso pedir para quais disciplinas? Qualquer disciplina, desde que não tenha dependência (DP) nela, seja por reprovação por falta ou por nota.

Tem limite de pedido? Tem. Pode ser pedido o EXAPE para até 30% da carga horária total do curso.

Depois do pedido feito, como será? Após o término do prazo para realização dos pedidos, tudo será encaminhado para a Direção Adjunta Educacional que, em acordo com a Coordenação do curso, emitirá um Edital com a banca examinadora e as regras com as datas das avaliações.

O que preciso para pedir o EXAPE? Os pedidos serão via e-mail da secretaria no O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , no período descrito acima. Para fazer o pedido é necessário os seguintes documentos:

1 - Enviar o formulário de requerimento preenchido e assinado com a descrição das disciplinas que queira tentar o aproveitamento com justificativa (FORMULÁRIO)

2 - Entrega de documentação comprobatória de apenas um dos documentos abaixo:

I. Carteira de Trabalho – páginas: da foto, da identificação e do registro utilizado para requerer o EXAPE;
II. Contrato de Estágio;
III. Contrato de Trabalho;
IV. Declaração do Empregador descrevendo as atividades desempenhadas com o período de início e fim do desenvolvimento das atividades;
V. Certificado/Diploma de Curso(s) ligado(s) ao componente curricular solicitado.

>>Não serão aceitos pedidos fora do prazo e com documentação incompleta<<

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo whatsapp (12) 2128-5216.