Olimpíada Brasileira de Informática 2023 no Câmpus Jacareí

1ª Fase

• Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 09h50
  • Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 10h02

Neste sábado, dia 3 de junho, foi realizada a 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Informática - OBI, como parte do Projeto Institucional Organização para a Participação de ADS IFSP-JCR em Competições de Programação (PI), desenvolvido pelo professor Murilo da Silva Dantas, que visa ajudar a desenvolver a cultura da participação dos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas  - ADS em competições de programação e, com isso, gerar engajamento nas disciplinas ligadas à programação e aumentar a capacidade de codificação.
Nesta edição da OBI tivemos a inscrição de 11 alunos disputando na Modalidade Programação Nível Sênior, voltada para alunos universitários de primeiro ano. É uma participação recorde em relação ao ano de  2019, que contou com apenas 4 alunos.
A competição ainda terá mais duas etapas, uma em agosto e a final no mês de setembro. Os melhores competidores da OBI, serão convidados para representarem o Brasil em competições internacionais, como a Olimpíada Internacional de Informática, a Olimpíada Iberoamericana de Informática e a Olimpíada Europeia de Informática para Garotas.
Antes de começar a competição os alunos desfrutaram de um café da manhã comunitário e após repassar as regras, no Laboratório 5, as atividades tiveram início e se estenderam durante toda a manhã. Além do aprendizado, pois os desafios propostos eram de alto nível, os participantes também se divertiram bastante.
"Tem sido muito importante ver os alunos se envolvendo neste tipo de evento e se desafiando a resolver problemas mais completos, além do que aprendem na sala de aula. Dá muito orgulho vê-los se dedicando a serem programadores melhores”, declarou o professor Murilo.

Foto 1: café da manhã comunitário. Fotos 2 e 3: alunos durante a competição.

O resultado final da 1ª Fase  será no dia 19/06, onde acontecerá a premiação dos melhores estudantes.

Saiba mais sobre o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas