1ª Maratona Intra Câmpus de Programação no IFSP-Jacareí

• Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2023, 10h13
  • Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2023, 10h19

No último sábado, dia 13 de maio, aconteceu a 1ª Maratona Intra Câmpus de Programação, que faz parte do Projeto Institucional (PI) Organização para a Participação de ADS IFSP-JCR em Competições de Programação , desenvolvido pelo professor Murilo da Silva Dantas.
O projeto visa ajudar a desenvolver a cultura da participação dos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em competições de programação e, com isso, gerar engajamento dos alunos nas disciplinas ligadas à programação e aumentar a capacidade de codificação dos mesmos.
A Maratona teve um objetivo local, para envolver estudantes dos 3 anos do curso em duas modalidades: Calouros, alunos do 1º e 2º anos e Veteranos, alunos do 2º e 3º anos. Há ainda uma expectativa pelo PI da participação dos alunos em outras competições, como a InterIF, entre alunos da área de desenvolvimento de sistemas de todo o IFSP; a Olimpíada Brasileira de Informática; e a Maratona da Sociedade Brasileira de Computação, ambas nacionais com diferentes etapas.

Sobre o evento

Os competidores se prepararam por algumas semanas, treinando no ambiente de competição escolhido, o Beecrowd. E alguns estudantes do curso se voluntariaram para a organização de tarefas como a adesivação das medalhas; a disposição dos times; o preparo do café; a monitoria nas salas de competição  e a cobertura jornalística do evento, com fotos.
A programação se iniciou com a distribuição dos crachás das equipes e um café comunitário, onde eram nítidos o espírito cooperativo e a animação dos participantes. Na sequência, a competição, que se estendeu durante toda manha e o próprio sistema Beecrowd definiu os times que resolveram o maior número de problemas, no menor tempo possível, indicando a classificação de cada modalidade.

O ambiente final foi de euforia por parte dos presentes e o professor Wagner Ferraz Castro, diretor do câmpus, fez a premiação dos alunos, destacando a importância desse tipo de iniciativa para o curso e para os próprios estudantes.
Segundo o professor Murilo, responsável pela iniciativa, o evento demonstrou duas coisas muito importantes: a capacidade e o interesse dos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em organizar eventos e também de programarem sob pressão. “Fiquei muito orgulhoso e feliz de ver o desempenho de todo mundo!”.
“Foi muito importante para mim, pois dessa vez fui competir, apesardo medo, e ainda meu time ficou entre os melhores da minha categoria!” declarou Bryan dos Santos Souza Carvalho, que também foi aluno do curso Técnico de Informática integrado ao Ensino Médio  e preferiu não participar de competições anteriores já que não se sentia confiante o suficiente.
Muitos competidores programaram em C/C++, mas alguns se aventuraram a aprender Python em alguns dias para programarem de forma mais rápida. Alguns alunos ficaram surpresos com seu bom desempenho na competição e outros se sentiram desafiados com a complexidade dos problemas.
Por fim, o evento alcançou seu objetivo, pelo engajamento dos estudantes, que puderam aprender e se divertir e demonstrou potencial para se tornar um evento anual do curso, dentro da  programação da Semana Cultural.

Saiba mais sobre o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.