Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da área de design de interiores participam de aula prática de cimento queimado

• Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 11h31
  • Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 11h31

No dia 30 de outubro, os alunos do 2º semestre do curso de tecnologia em design de interiores e os alunos do 2° módulo do curso técnico em design de interiores, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Jacareí, participaram de uma aula prática para a produção de acabamentos em cimento queimado. As aulas práticas foram conduzidas pelo professor Samir Fagury.

Foto 1 - Alunos do curso de tecnologia em design de interiores

Foto 2 - Alunos do curso técnico em design de interiores

As aulas práticas tiveram o objetivo principal de complementar os conhecimentos apresentados em classe, na disciplina Materiais e Técnicas II do curso superior, e na disciplina tecnologia dos materiais do curso técnico, ambas com focos principais em materiais de acabamentos para interiores, técnicas de execução, e novas tecnologias em materiais e obras.

Apresentação e dinâmica de atividades

Inicialmente os alunos participaram de um diálogo sobre segurança no trabalho no qual o professor Samir ressaltou a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) durante as aulas práticas, assim como as vestimentas adequadas para a proteção durante o manuseio de ferramentas e materiais de construção, e execução das atividades.

Logo após, foram formadas equipes de alunos, e houve a determinação de tarefas, afim de se estabelecer um cronograma para a execução das atividades: limpeza do local, execução de fôrmas em madeira, preparação das fôrmas com desmoldante, preparação de lona plástica, transporte de materiais e ferramentas para o local da execução, mistura dos materiais, produção de argamassa para contrapiso, lançamento dos materiais nas fôrmas, finalização com acabamento em cimento queimado, limpeza do local e recolhimento de ferramentas.

A formação em equipes é importante visto a fundamental necessidade do aprendizado do designer de interiores em trabalhar em coletividade. O trabalho em equipe é crucial para que qualquer atividade seja realizada com eficácia e dedicação.

No decorrer nas atividades o professor Samir realizava breves explicações sobre os materiais envolvidos e sobre as técnicas de execução em questão.

Cimento queimado – acabamento com técnica artesanal

A técnica de “cimento queimado” antigamente aplicada somente em habitações rurais e em habitações populares em diversas localidades pelo interior do país, atualmente tornou-se um arrojado acabamento especificado em projetos de design de interiores por todo o país. Dois grandes atrativos para a escolha deste acabamento é a facilidade de execução e o custo final.

Por essa razão é de suma importância que o designer de interiores, tanto com formação em nível superior como com formação em nível técnico, tenha formado a competência do saber na prática aliado à teoria.

Foto 7 - Exemplo de parede com acabamento final em cimento queimado

Apesar da denominação, o cimento queimado não envolve atividades com calor ou fogo. Na verdade, se produz uma argamassa de cimento, água e areia, preparada no próprio local da aplicação. Após preparada a argamassa, ainda úmida, é “polvilhado” o cimento em pó sobre essa superfície úmida e imediatamente alisada com uma desempenadeira lisa de aço, ou colher de pedreiro.

O alisamento do cimento em pó sobre a argamassa úmida utilizando-se ferramentas de base de aço é o que se chama de “queimar o cimento”, pois a superfície desempenada apresentará aspecto superficial extremamente liso. Essa etapa é realizada até que a superfície fique totalmente lisa e uniforme.

Ao final das atividades foram produzidas 05 placas de argamassas com acabamento em cimento queimado, com aspecto final muito satisfatório.

O professor Samir finaliza dizendo que “aprender na prática é sempre salutar pois complementa a teoria aprendida em classe; atividades desta natureza trazem bem mais do que o aprendizado sobre materiais de construção e técnicas de acabamentos para design de interiores, mas trazem também a formação de competências relativas a trabalho em equipe e segurança no trabalho”.

Agradecimentos

Agradecimentos aos alunos e alunas que cederam materiais e ferramentas para a realização da aula prática, e aos alunos que realizaram a limpeza e organização da sala para guarda de materiais. Agradecimentos às coordenações de ambos os cursos, à direção do campus e demais servidores que colaboraram nesta etapa. Ao encerrar a atividade, o professor Samir fez um agradecimento também aos alunos Alessandra Pereira, Larissa de Jesus, Roselaine Paiva e William Pereira pela colaboração na limpeza e preparo do local onde se realizou a aula prática.

Fonte: Prof. Samir Fagury