CÂMPUS JACAREÍ DIVULGA NOTA POSICIONANDO-SE SOBRE O PROGRAMA FUTURE-SE
CÂMPUS JACAREÍ DIVULGA NOTA POSICIONANDO-SE SOBRE O PROGRAMA FUTURE-SE
O Câmpus Jacareí do Instituto Federal de São Paulo, representado por seu Conselho de Câmpus (CONCAM), entende que o programa "Future-se", do Governo Federal, foi construído sem nenhum diálogo com reitores e associações de docentes, técnicos-administrativos e estudantes; tampouco houve representação da comunidade acadêmica preliminarmente ouvida na elaboração desse programa que transforma profundamente a educação brasileira.
O CONCAM considera grave que pontos importantes do projeto não estão esclarecidos na proposta e demonstra extrema preocupação com a perda da autonomia universitária. Entende também que uma das alternativas para solucionar o problema das universidades e institutos federais seria revogar a Emenda Constitucional 95 e os sucessivos cortes orçamentários, garantindo o financiamento e a autonomia universitária.
Entendemos que as Universidades e Institutos Federais são patrimônios de nosso povo. Representam uma das apostas mais significativas da sociedade brasileira no conhecimento, na ciência, na formação de recursos humanos, no desenvolvimento social e tecnológico, na cultura e nas artes. A educação pública é, desse modo, uma recusa sistemática do atraso e da ignorância, uma opção atual e de longo prazo pela civilização.
Dessa forma, acompanhando os posicionamentos da maioria das Universidades e Institutos Federais, o CONCAM deliberou por dizer não à adesão ao Future-se.
Redes Sociais