Página inicial > Últimas Notícias > Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento

• Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 17h14
  • Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2019, 17h14

Após receber na data de hoje (07/08/2019) queixas realizadas por alunos e também tomar conhecimento de postagem no grupo “Juntos Vale” (comunidade alocada em redes sociais), a equipe gestora do IFSP - Campus Jacareí decidiu manifestar-se publicamente sobre o ocorrido.
Desde o início do corrente ano os Institutos Federais de Educação e as Universidades Federais vêm sofrendo contingenciamento em seu orçamento. Tais informações são públicas e foram disseminadas de modo superficial pela grande mídia, entretanto, massivamente divulgadas por meio das redes sociais. A equipe gestora do IFSP Campus Jacareí repercutiu sistematicamente tais informações junto à toda comunidade escolar, explanando as possíveis e iminentes dificuldades orçamentárias advindas de tais cortes de verba.
Ciente de tais informações a comunidade escolar mobilizou-se durante as manifestações ocorridas em maio e junho últimos, promovendo também ações cotidianas de repúdio às ações do atual governo no que diz respeito especialmente à área da Educação.
Uma das ações desencadeadas pela comunidade escolar foi a confecção e exposição de faixas e cartazes nos espaços de convivência do Campus. Uma das faixas foi retirada, ao que se sabe, na noite da última segunda-feira (05/08), não tendo sido encontrada até o momento. Após a retirada da referida faixa, alunos do Campus procuraram a equipe gestora para manifestar sua indignação, compreendida e acolhida.
A equipe gestora do IFSP – Campus Jacareí vem publicamente afirmar que NÃO DETERMINOU a nenhum servidor concursado ou trabalhador terceirizado que se fizesse a retirada dos materiais produzidos e afixados pela comunidade escolar. Reafirma o conceito de defesa dos direitos constitucionais de expressão, incentiva e apoio a livre manifestação de ideias e concepções de vida, mundo e sociedade, observados os direitos e a dignidade humana. A equipe gestora do IFSP – Campus Jacareí refuta toda e qualquer forma de censura e está trabalhando para reunir maiores informações sobre o ocorrido.