Alunos do Curso de Tecnologia em Design de Interiores e do Curso Técnico em Design de Interiores realizam visita técnica na Leroy Merlin
No dia 22 de março, os alunos do 3º semestre do curso de tecnologia em design de interiores e os alunos do 1° módulo do curso técnico em design de interiores, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Jacareí, realizaram visita técnica na Leroy Merlin de São José dos Campos. As visitas foram conduzidas pelo professor Samir Fagury, sendo orientadas pelo supervisor de relacionamento da empresa Adriano Silveira, pelos assistentes André Ramos e Luciana Salles, pela consultora técnica Quezia Henrique, pela analista de recursos humanos Lívia Satie, pela vendedora de projetos Pamela Lopes e pelo assessor de vendas Thiago Oliveira.
Alunos do Curso de Tecnologia em Design de Interiores
Alunos do Curso Técnico em Design de Interiores
A visita teve o objetivo principal complementar os conhecimentos apresentados em classe na disciplina Materiais e Técnicas II do curso superior, e na disciplina Construções e Obras do curso técnico, ambas com focos principais em materiais de acabamentos para interiores, técnicas de execução, e novas tecnologias em materiais e obras, através de dinâmicas técnicas monitoradas pelo professor da disciplina e por supervisores da empresa.
Apresentação e dinâmica técnica
Inicialmente os alunos foram recepcionados pelos supervisores da loja, sendo apresentados assim a diversos funcionários, e foram conduzidos a uma sala de treinamentos para receberem as primeiras informações sobre a empresa. O supervisor Adriano conduziu as explanações apresentando o histórico da empresa, a relação empresa-colaborador, os cursos gratuitos que são oferecidos constantemente para formação complementar do público em geral, e a apresentou de modo geral o layout e as linhas de produtos da empresa.
Logo após, os alunos foram convidados pelo supervisor Adriano a participar de uma dinâmica técnica, na qual os mesmos poderiam, em pesquisa técnica pela empresa, selecionar um produto ou conjunto de produtos e tecer comentários técnicos, de forma crítica, em relação ao observado. Estes comentários poderiam ser inseridos digitalmente em um site e serão visualizados pelos supervisores, a fim de publicar, em uma rede de relacionamentos da empresa, os comentários técnicos mais pertinentes postados pelos alunos.
Construção seca e o dia mundial da água
O dia mundial da água é comemorado anualmente em 22 de março, coincidentemente no mesmo dia desta visita técnica. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.
Dando continuidade à visita técnica, os alunos foram convidados a participar de uma apresentação do sistema de construção seca comercializado pela loja.
A construção civil e as obras de design de interiores por muitos anos dependeram do sistema de construção convencional, utilizando tijolos, argamassas e concretos, e alto consumo de água, era só pensar em construir uma parede e logo vinham à cabeça sujeira, acúmulo de tijolos e muito esforço.
Mas hoje em dia essa imagem foi desmistificada graças a modernos processos na construção, como o sistema drywall (cujo significado é parede seca). Há 20 anos no mercado brasileiro e cada vez mais ganhando adeptos, o modelo chegou para substituir as paredes convencionais com suas chapas de gesso que ficam parafusadas em uma estrutura de aço galvanizado. Em outras palavras, é uma espécie de parede pronta. O instrutor Thiago Oliveira deu algumas dicas sobre a utilização de cada componente.
Ao encerrar esta etapa, o professor Samir Fagury iniciou a segunda parte da visita técnica, que baseou-se na escolha, por parte dos alunos, de três produtos ou sistemas utilizados em projetos e obras de design de interiores. Estes produtos deverão ser apresentados em seminários em classe, nos quais os alunos devem explanar de modo técnico sobre todos os detalhes e aplicações de cada produto escolhido, simulando assim a apresentação de um produto ou solução ao um cliente.
Deste modo, os alunos podem aliar à teoria exposta em classe, toda a gama de informações técnicas presenciadas na visita técnica, consolidando assim as competências a serem desenvolvidas na disciplina.
Ao encerrar a visita técnica, o professor Samir agradeceu aos supervisores da empresa a oportunidade oferecida aos alunos do IFSP Câmpus Jacareí e futuros profissionais da área de design de interiores.
O professor Samir explica “sempre que tenho a oportunidade de conduzir uma visita técnica com alunos a uma Home center ou em uma obra, priorizo inicialmente a interação dos alunos com os funcionários da empresa, visto que esse contato é salutar no sentido de que em um futuro bem próximo estes mesmos alunos serão profissionais no mercado de trabalho em busca de tendências e bons preços”
O professor Samir finaliza dizendo que “através de experiências técnicas desse porte os alunos podem obter informações valiosas sobre novos materiais e tendências do mercado de design de interiores; conquanto sejam complementares às teorias explanadas em sala de aula, estas informações apresentam imensa relevância na formação de competências a serem desenvolvidas nas disciplinas”.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Jacareí agradece à disponibilidade e parceria da empresa Leroy Merlin em receber os alunos e professores desta instituição, promovendo a oportunidade do compartilhamento de conhecimentos com nossos alunos e futuros profissionais da região.
Fonte: Prof. Samir Fagury
Redes Sociais