Licenciatura em Pedagogia
Sobre o Curso
A implantação do curso de Pedagogia no IFSP Campus Jacareí, ocorrido no início do ano de 2018, visa sobretudo a ampliação da oferta formativa em ensino superior nesta área do conhecimento, adequada a uma política de oferta da educação básica e de qualificação de profissionais voltadas para a atuação no campo da Educação . O curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Câmpus Jacareí forma pedagogos para a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos. Dada a característica relacional entre diferentes áreas do conhecimento, o programa se propõe a formar também profissionais para a atuação na gestão de processos educacionais (gestão, coordenação pedagógica e desenvolvimento de projetos) nos diversos níveis e modalidades de ensino em espaços escolares, bem como em contextos de educação não-formal, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura em Pedagogia.
Objetivo
1. formar professores para a docência na Educação Infantil aptos a reconhecer as especificidades desse período da escolarização, bem como compreender as necessidades educacionais típicas de cada idade nesta etapa da educação, além de estar apto para a promoção o desenvolvimento amplo das diferentes linguagens, das interações sociais e do cuidar como ato pedagógico;
2. formar professores para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como princípio fundamental a garantia do acesso ao saber historicamente acumulado pela humanidade, além de promover condições para o desenvolvimento do espírito crítico e inserção dos educandos no processo político, tomando como princípios à diversidade sociocultural e o desenvolvimento socialmente responsável;
3. formar profissionais em educação capazes de atuar como coordenadores pedagógicos, pedagogos, gestores, entre outros, no contexto de toda a Educação Básica, dotados de espírito de liderança, trabalho em equipe e cooperação;
4. formar profissionais em educação capacitados com as competências e saberes necessários para a atuação em espaços de educação não-formal, de modo a contribuir para o avanço das instituições e o desenvolvimento humano, nas quais se processa o fenômeno educativo.
Perfil do egresso
Ao final da formação do curso de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Jacareí (IFSP-Câmpus Jacareí), o profissional formado por este curso estará apto a:
1. planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais sobretudo voltados aos anos iniciais da Educação Básica, além de reconhecer as especificidades do trabalho educativo na Educação Infantil, envolvendo crianças de 0 a 5 anos, contribuindo para o seu desenvolvimento;
2. atuar na docência dos anos iniciais ensino fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, fundamentando sua prática em sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Educação, seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas do conhecimento;
3. desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem, considerando as especificidades das diversas áreas do conhecimento, diferentes faixas etárias e necessidades especiais de aprendizagem, a partir de uma perspectiva multidisciplinar e adequada às fases do desenvolvimento humano, atuar diretamente na sala de aula, na elaboração e análise de materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros;
4. mobilizar os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade para realizar o trabalho educativo a partir de uma perspectiva multicultural e produzir conhecimento científico na área, realizando pesquisas em Educação Básica e compreendendo a Pedagogia como ciência da Educação;
5. promover o desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico;
6. fomentar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; conhecer e participar da gestão dos processos educativos, inclusive da condição de gestor, em espaços de educação não formal; mobilizar os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade para: realizar o trabalho educativo a partir de uma perspectiva multicultural;
7. praticar docência e gestão dos processos educativos com competência técnica e compromisso social e político, especialmente em espaços destinados à oferta da educação escolar pública, universal e socialmente referenciada.
Área de atuação
O Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFSP-Câmpus Jacareí, observando a legislação educacional brasileira, e em especial as Diretrizes Curriculares Nacionais, habilita o egresso para atuação na docência Educação Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Ao longo da formação, aspectos da gestão de processos educacionais (gestão, coordenação pedagógica e desenvolvimento de projetos) estão presentes nos diversos níveis e modalidades de ensino em espaços escolares, e nos contextos de educação não-formal. Será dada uma especial atenção à atuação na educação nos contextos públicos voltada para a Creches, Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) , tudo isto sem desconsiderar os demais espaços formais e informais de aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento do programa, também se destaca a atuação do profissional de pedagogia em empresas de consultoria educacional, treinamento profissional, produção e desenvolvimento de materiais didáticos e recursos tecnológicos voltados aos processos educacionais, já que esta área tem se apresentado como um mercado em franca ascensão e pode ser configurada como uma possibilidade de trabalho no contexto contemporâneo.
Como ingressar?
Para acesso ao Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia, o interessado deverá ter concluído o Ensino Médio ou equivalente. O ingresso ao curso será por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de responsabilidade do MEC, e processos simplificados para vagas remanescentes, por meio de edital específico, a ser publicado pelo IFSP no endereço eletrônico da instituição. Outras formas de acesso previstas são: reopção de curso, transferência externa ou outras definidas pela organização didática do instituto.
Mais informações
Horários de Aula
PEDAGOGIA II – MANHÃ - Sala 2
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
---|---|---|---|---|---|
8:00–8:50 | História da Educação e Profissão Docente no Brasil Flávia O. | ||||
8:50–9:40 | Matemática Camila Lab 2 | Língua Portuguesa Cristiane | Psicologia da Educação Renata | Filosofia da Educação Luciano L. | |
10:00–10:50 | |||||
10:50–11:40 |
PEDAGOGIA IV – MANHÃ - Sala 4
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
---|---|---|---|---|---|
8:00–8:50 | Política e Organização da Educação Básica no Brasil Márcia | ||||
8:50–9:40 | Didáticas de Alfabetização Luciano C. | Gestão Escolar Márcia |
Currículo e Avaliação |
Sociologia da Educação João | |
10:00–10:50 | |||||
10:50–11:40 |
PEDAGOGIA VI – MANHÃ – Sala 6
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
---|---|---|---|---|---|
8:00–8:50 | |||||
8:50–9:40 | Fundamentos do Ensino -Aprendizagem Educação Física Daniel | Fundamentos do Ensino -Aprendizagem Língua Portuguesa Wagner B. | Fundamentos do Ensino -Aprendizagem Matemática Camila | Educação Infantil Jonas | Fundamentos do Ensino -Aprendizagem Arte Eduardo |
10:00–10:50 | |||||
10:50–11:40 |
PEDAGOGIA VIII – MANHÃ – Sala 11
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
---|---|---|---|---|---|
8:00–8:50 | História das Relações... Danieli | Fundamentos... Ciências Ana Paula K. | |||
8:50–9:40 | Seminário de Pesquisa Daniel | Fundamentos do Ensino -Aprendizagem Geografia Rodrigo | Educação de Jovens e Adultos Jonas | ||
10:00–10:50 | Educação Financeira Danieli | Fundamentos... Ciências Reinaldo | |||
10:50–11:40 |
PEDAGOGIA I – NOTURNO – Sala 7
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 – 19:50 | |||||
19:50 – 20:40 | Matemática Camila Lab3 | Filosofia da Educação Luciano L. | Língua Portuguesa Wagner B. | Psicologia da Educação Renata | História da Educação Danieli |
20:55 – 21:45 | |||||
21:45 – 22:35 |
PEDAGOGIA III – NOTURNO – Sala 11
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 – 19:50 | |||||
19:50 – 20:40 | Didática Emily | Sociologia da Educação João | Educação Especial e Inclusiva Márcia | Gestão Escolar Emily | Língua Brasileira de Sinais Rogério G. |
20:55 – 21:45 | |||||
21:45 – 22:35 |
PEDAGOGIA VII – NOTURNO – Sala 8
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
---|---|---|---|---|---|
19:00 – 19:50 | Educação em Direito Renata | ||||
19:50 – 20:40 | Fundamento ... Ludmila | Seminário de Pesquisa Daniel / Victor | Fundamentos do Ensino -Aprendizagem Ciências Silara | Educação Infantil Emily | |
20:55 – 21:45 | Educação Mediada por Tecnologia Luciane Lab 5 | ||||
21:45 – 22:35 |
Projeto Pedagógico e Matriz Curricular
O Curso de Licenciatura em Pedagogia está organizado em 8 semestres e possui carga horária mínima de 3.293,33h (disciplinas obrigatórias, trabalho de conclusão de curso, prática como componente curricular, atividades teórico-práticas de aprofundamento e estágio curricular supervisionado obrigatório).
PPC do Curso alunos ingressantes a partir 1° Semestre 2023.
PPC do Curso alunos ingressantes antes do 1° Semestre 2023
Mais informações
Coordenação do Curso
Coordenador:
Prof. Dr. Luciano Nunes Sanchez Cores
Contato:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Horários de Atendimento da Coordenação
Segunda-feira: 8h-11h40 (aula) / 11h40-15h
Terça-feira: 14-20h
Quarta-feira: 14h-16h (RNA-Brinquedoteca) / 16h-20h
Quinta-feira: 8h-15h
Sexta-feira: 13h-17h30 (REMOTAMENTE, sob demanda e agendamento – TCC/ECS)
Acesse os relatórios de gestão.
Corpo Docente
O corpo docente do curso é composto por mestres/mestras e doutores/doutoras com formações nas áreas de Pedagogia, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Linguagem, Ciências Exatas e da Terra. Compete ao corpo docente construir o processo de ensino aprendizagem dos componentes curriculares e áreas do conhecimento científico e apoiar os alunos e alunas nas iniciativas de ensino, pesquisa e extensão.
Conheça aqui o corpo docente do curso.
Mais informações
Infraestrutura
As atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso são desenvolvidas nos seguintes espaços: biblioteca, salas de aula, laboratórios de informática, laboratório de ensino e brinquedoteca. Além dos espaços físicos, o campus oferece recursos de informação e comunicação apropriados e atualizados para aprimorar o trabalho dos docentes e demais servidores do Campus: Espaço no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), Plataforma gestão de aprendizado virtual MOODLE e acesso ao software Microsoft TEAMS para o realização de atividades virtuais síncronas. Esses recursos auxiliam o corpo docente, a coordenação e demais servidores na comunicação com aluno, podendo ser por meio deles desenvolvidas atividades remotas, realizados atendimentos e plantões para sanar dúvidas e recuperações paralelas, disponibilizados os materiais de aula, realizadas intervenções pedagógicas, registros acadêmicos (notas e faltas), acompanhamentos sócio-pedagógicos e demais demandas que possam surgir.
Veja fotos da infraestrutura do curso.
Mais informações
Pesquisa
Em conformidade com a Lei No 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o IFSP possui, dentre suas finalidades, a realização e o estímulo à pesquisa aplicada, à produção cultural, ao empreendedorismo, ao cooperativismo e ao desenvolvimento científico e tecnológico, tendo como princípios norteadores: (i) sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI; (ii) o desenvolvimento de projetos de pesquisa que reúna, preferencialmente, professores e alunos de diferentes níveis de formação e em parceria com instituições públicas ou privadas que tenham interface de aplicação com interesse social; (iii) o atendimento às demandas da sociedade, do mundo do trabalho e da produção, com impactos nos arranjos produtivos locais; e (iv) comprometimento com a inovação tecnológica e a transferência de tecnologia para a sociedade. Para o curso de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Jacareí, os estudantes serão estimulados a participar dos seguintes programas institucionais abaixo relacionados, visando a consolidação dos grupos de pesquisa vinculados à área, bem como a oferta de atividades de extensão de relevância social.
a. Programa Institucional com financiamento próprio (IFSP): Suporte a grupos de trabalho, formados por pesquisadores e estudantes, integrantes do regime de iniciação científica envolvidos no desenvolvimento de pesquisas aplicadas:
b. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) com financiamento externo (CNPq): Contribuição para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
c. Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) com financiamento externo (CAPES): contribuição para o aumento das médias das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação atende ao plano de metas Compromisso Todos pela Educação, previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nacional para 6, até 2022, ano do bicentenário da independência do Brasil;
d. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, com financiamento misto (CNPq / IFSP): programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
Conheça os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo corpo docente e discente
Mais informações
Extensão
A Extensão é um processo educativo, cultural e científico que, articulado ao ensino e à pesquisa, possibilita a relação transformadora entre o IFSP e a comunidade. Engloba ações culturais, artísticas, desportivas, científicas e tecnológicas que envolvam as comunidades interna e externa. Nas ações de extensão, a sociedade é beneficiada através da aplicação dos conhecimentos dos docentes, discentes e técnicos-administrativos e a comunidade acadêmica adquire novos conhecimentos para a constante avaliação e fortalecimento do ensino e da pesquisa.
Devem-se considerar, portanto, a inclusão social e a promoção do desenvolvimento regional sustentável como tarefas centrais a serem cumpridas, atentando para a diversidade cultural e defesa do meio ambiente, promovendo a interação entre o saber acadêmico e o popular. São exemplos de atividades de extensão no Curso de Licenciatura em Pedagogia: eventos, palestras, cursos, projetos, encontros, visitas técnicas, entre outros.
Conheça as ações de extensão desenvolvidas no curso.
Mais informações
Atividades Teórico-práticas de Aprofundamento
As Atividades Teórico-práticas de Aprofundamento (ATPA) integram o processo de complementação formativa obrigatória e regulamentada no curso e dispõe de uma carga horária mínima de 200h. Têm a finalidade de aprimorar o processo de aprendizagem, privilegiando o aperfeiçoamento profissional do aluno e visam estimular a prática de estudos independentes, transversais e interdisciplinares.
As ATPAs devem possuir relação com os conteúdos dos componentes curriculares, interdisciplinaridade, desafio intelectual, experiência vivencial e diálogo com o perfil do egresso e com o mundo do trabalho.
Acesse o regulamento das Atividades Complementares.
Mais informações
Trabalho De Conclusão De Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade obrigatória, determinada em matriz curricular constante do Projeto Pedagógico do Curso com carga horária de 60h, a ser desenvolvida individualmente, de forma preferencial. O TCC consolida os conhecimentos construídos pelo estudante ao longo do curso, demonstrando sua capacidade de identificação, análise e resolução de questões técnicas e de pesquisa, desenvolvendo e aprimorando a aplicação de saberes necessários para a boa prática profissional, mantendo, portanto, correlação direta com os objetivos formativos do curso. O estudante disporá de carga horária de orientação e de carga horária destinada a elaboração da produção acadêmica correspondente.
Conheça o regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Mais informações
Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório
O Estágio Curricular Supervisionado é considerado o ato educativo supervisionado envolvendo diferentes atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando, relacionado ao curso que estiver frequentando regularmente. Assim, o estágio tem como objetivo favorecer o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. O estágio pode ser obritgatório ou não obrigatório, você encontrará informações sobre o estágio não obrigatório no final desta página. Para realização do estágio obrigatório, será observado o Regulamento de Estágio do IFSP, Portaria nº 1204, de 11 de maio de 2011, elaborado em conformidade com a Lei do Estágio (nº 11.788/2008), dentre outras legislações, para sistematizar o processo de implantação, oferta e supervisão de estágios curriculares. O Estágio Curricular Supervisionado obrigatório pode ser realizado a partir do segundo ano do curso (5º semestre).
Considerando o manual de estágio obrigatório do IFSP e os requisitos mínimos necessários, a carga horária total deverá contemplar os seguintes aspectos, em diferentes etapas da escolarização, modalidades educacionais e experiências no âmbito educacional: Alfabetização, Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental I, Educação Especial, Gestão Escolar e EJA e Educação Profissional.
1 - Observação da Prática Pedagógica
Momento em que o aluno observa em sala de aula ou instituição educativa aspectos relevantes da organização do trabalho pedagógico. As referências para observação e análise da prática pedagógica tem base nas várias Teorias Pedagógicas, na integração das disciplinas curriculares, etapas do planejamento de ensino e sua articulação às Diretrizes Curriculares para a Educação.
2 - ParticipaçãoToda atividade realizada pelo aluno estagiário em situações didáticas, tais como elaboração e correção de exercícios, elaboração de material didático, mediação de atividades on-line, atendimento de aluno em sala de recursos, organização e monitoria de grupos de estudos, organização de fichas de acompanhamento individual de alunos, preenchimento de diário de classe e todo e qualquer auxílio no âmbito didático pedagógico do professor ou pedagogo em atividades escolares e/ou educativas.
3 - RegênciaObjetiva a vivência da docência. Para a regência de classe, o professor da instituição conveniada deve assessorar o educando estagiário no preparo, execução e avaliação da atividade. Na grade curricular, o Estágio Supervisionado será distribuído entre os diferentes níveis e modalidades de ensino, sempre acompanhado pelos professores responsáveis pelas disciplinas que articulam teoria e prática pedagógica. Esses professores terão como atribuição orientar e esclarecer o aluno/estagiário quanto ao seu programa de estágio, colaborando com o seu planejamento, assessorando, acompanhando e avaliando o desenvolvimento do estágio, de acordo com o manual a ser aprovado pelo colegiado do curso.
Conheça o regulamento de estágio curricular supervisionado do curso de licenciatura em pedagogia.
O processo de estágios é operacionalizado pela Coordenação de Extensão do campus. informações sobre estágio não obrigatório
Mais informações
Redes Sociais