Programa WASH vai beneficiar alunos de Jacareí, a partir de fevereiro

• Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 13h14
  • Última atualização em Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 13h14

Adesão da cidade ao Programa vai garantir a promoção da iniciação científica, popularização da ciência e prevenção em desastres naturais aos alunos da rede pública municipal

A partir de fevereiro, a rede pública municipal de educação contará com as oficinas do Programa WASH (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e do CEMADEN Educação. A implantação do Programa no município é resultado da adoção da metodologia dos Programas WASH e do CEMADEN Educação, pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Instituto Federal Campus Jacareí. A adesão à metodologia aconteceu na reunião na Secretaria de Educação de Jacareí, no último dia 27 de janeiro, com representantes dos órgãos.

O WASH tem como principal objetivo a promoção de oficinas com temas STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics), a iniciação científica e a popularização da ciência para estudantes do ensino fundamental, com a participação de estudantes do ensino técnico, médio e de graduação - principalmente da rede pública - com alcance em todo território brasileiro. Sua proposta atende às diretrizes da nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum).

O Programa oferece, em parceria com entidades promotoras que adotam a metodologia, a exposição ao método científico e ao letramento tecnológico, num contexto de valorização da autonomia dos estudantes.

Nesta primeira etapa do WASH e do CEMADEN Educação em Jacareí, a Secretaria Municipal de Educação irá definir as primeiras escolas a serem atendidas pelos Programas, mas a intenção é levar as temáticas do WASH e de prevenção de desastres naturais, gradativamente, para as demais escolas da cidade. A cidade conta com 31 escolas municipais.

Capacitação de professores - Na sequência, o WASH e o CEMADEN Educação irão promover atividades/oficinas para professores da Rede Pública de Jacareí no mês de março (as datas ainda serão confirmadas), nos períodos da manhã, tarde e noite. Serão realizadas Oficinas de Scratch sobre as temáticas de educação em redução de riscos e desastres.

A reunião que definiu a implantação do WASH e do CEMADEN Educação,  em Jacareí foi realizada no dia 27 de janeiro, na Sala dos Conselhos da Secretaria de Educação da cidade. Participaram a secretária de Educação de Jacareí, a matemática Maria Thereza Cyrino; o coordenador do Programa WASH perante ao CNPq, o físico Victor Pellegrini Mammana; as pesquisadoras do CEMADEN, a antropóloga Rachel Trajber e a geógrafa Débora Olivato; e ainda coordenadores do Programa WASH nos campi de Jacareí e Campos do Jordão, a arquiteta Lea Dobbert e o engenheiro civil Luiz Gustavo Oran, respectivamente. Também integraram esse encontro, representantes da equipe técnica do WASH e do CEMADEN Educação, a psicóloga Ana Carolina de Deus Soares; da equipe técnica pedagógica da rede municipal Olívia Oliveira e Ana Lucia Salinas e a supervisora de projetos técnicos educacionais, Ana Paula Paiva.

Durante a reunião, Mammana apresentou as principais diretrizes para o funcionamento do Programa – Portaria nº 178/2018/SEI-CTI, além de destacar o papel das equipes da Secretaria de Educação na mobilização e engajamento da comunidade escolar para o sucesso do WASH e do CEMADEN Educação.

Conheça mais sobre o WASH acessando o link abaixo:

PORTARIA Nº 178/2018/SEI-CTI, de 12 de dezembro de 2018

Para mais informações sobre o CEMADEN Educação (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), leia a portaria:

PORTARIA Nº 144/2019/SEI-CEMADEN, de 02 de dezembro de 2019.

Texto elaborado por Denise Vieira Pereira, Elaine da Silva Tozzi e Ana Carolina de Deus Soares.