Diretrizes de Tecnologia da Informação para o uso do Moodle
1- Objetivos
Normatizar a utilização e gestão dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) do Moodle dentro do Instituto Federal de São Paulo - Campus Jacareí, bem como instruir as boas práticas de utilização da plataforma.
2 - Acesso
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O acesso ao sistema requer conexão com a internet. É de responsabilidade do usuário a organização de seu cronograma pessoal para utilização do Moodle em computadores com acesso a internet;
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O acesso ao Moodle será realizado mediante o login/usuário e senha;
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A senha deverá estar em consonância com a política de senhas vigente no IFSP;
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O login/usuário é pessoal e intransferível, sendo de responsabilidade do usuário a guarda de suas credenciais de acesso;
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É vedada aos usuários criar falsa identidade ou assumir, de qualquer maneira, a identidade de terceiros;
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A alteração da senha de acesso, caso o login/usuário não seja por meio do SUAP, é realizada diretamente no Moodle;
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Poderão acessar o Moodle:
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Alunos do campus matriculados e frequentantes dos cursos do campus que utilizem a plataforma;
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Professores do campus que lecionem disciplinas que utilizem a plataforma; e
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Servidores com perfil autorizados.
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O acesso a novos servidores administrativos deve ser solicitado mediante abertura de chamados no sistema de suporte.
3 - Do conteúdo
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Todo conteúdo incluído no Moodle é de responsabilidade do usuário;
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O conteúdo a ser disponibilizado por qualquer um dos meios fornecidos pelo Moodle (arquivos, textos, fóruns, etc) não poderá, em hipótese alguma:
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Difamar, ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros;
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Incentivar a discriminação, ódio ou violência com relação a uma pessoa ou a um grupo;
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Prejudicar os servidores de rede ou usuários e terceiros através da disponibilização de programas maliciosos;
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Infringir direitos de terceiros, sejam imagens, áudio, fotografias, vídeos, softwares ou qualquer material protegido por leis de propriedade intelectual, incluindo leis de direitos autorais, marcas ou patentes;
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Enviar ou divulgar mensagens de conteúdo falso ou exagerado que possam induzir a erro o seu receptor;
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Inserir endereços eletrônicos (links) que direcionem para páginas impróprias e/ou que violem as legislações vigentes;
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Incluir propagandas políticas ou comerciais de terceiros sem a realização de processos e trâmites legais;
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O conteúdo deve estar em consonância com a legislação vigente, destacando-se:
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Lei dos Direitos Autorais Nº 9.610 Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm >
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Capítulo II (Dos Direitos da Personalidade) do Código Civil, Artigo 20º Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm >
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Lei da Acessibilidade Nº 10.098 Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm >
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Será de responsabilidade dos usuários incluir os conteúdos com antecedência. A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) não se responsabiliza por perda de prazos devido a janelas de manutenção ou interrupções não programadas no serviço;
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Para preservar o bom funcionamento do servidor, os conteúdos inseridos serão removidos ao término do período letivo ou durante as janelas de manutenção;
4 - Armazenamento de Arquivos
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Os arquivos serão armazenados somente no período letivo vigente de utilização do Moodle. Salvo exceções previamente formalizadas e aprovadas junto à CTI;
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O limite de tamanho de arquivos a serem disponibilizados será definido conforme a disponibilidade de disco rígido dos servidores de rede do campus. A plataforma Moodle informa o tamanho do arquivo permitido durante o envio;
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Os docentes que quiserem disponibilizar arquivos maiores que o suportado na plataforma, devem:
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Utilizar a nuvem do IFSP para arquivos que não sejam de vídeo;
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Utilizar os serviços da RNP para hospedagem de videoaulas;
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Será de responsabilidade dos usuários o envio prévio dos arquivos. A CTI não se responsabiliza por perda de prazos devido a janelas de manutenção ou interrupções não programadas no serviço;
5 - Gestão das Disciplinas/Cursos
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A CTI não administrará cursos e/ou disciplinas. Assim, os itens abaixo relacionados deverão ser tratados diretamente com as coordenadorias e/ou professores responsáveis:
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Reabertura de prazos;
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Problemas com recebimento de notas;
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A divisão de Turmas só poderá ser solicitada pelo Diretor Adjunto Educacional (DAE) e/ou Coordenador do Curso.
6 - Dados cadastrais
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As alterações de dados cadastrais são solicitadas da seguinte forma:
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E-mail: o usuário acessa o Moodle e modifica seu e-mail;
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Dados pessoais: o usuário comparece à CTI munido de documento de identificação com foto solicitando as alterações.
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Caso o login utilizado seja por meio do SUAP, o procedimento de alteração de senha será realizada por meio do referido sistema clicando AQUI;
7 - Manutenção
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Todas as manutenções programadas serão divulgadas no portal do campus. As manutenções que podem interferir na disponibilidade são:
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Manutenções na plataforma Moodle;
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Manutenções nos servidores de rede do campus;
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Manutenções no serviço de internet do campus;
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Manutenções nas instalações elétricas do campus.
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8 - Suporte
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A correta utilização do sistema é de completa responsabilidade dos usuários;
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O suporte será realizado apenas durante o horário de atendimento da CTI, disponível no portal do campus;
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O suporte técnico é referente a publicação de avisos, auxílio e/ou explicação e à disponibilidade do sistema, limitando-se à continuidade dos serviços disponibilizados;
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Não será provido ambiente especial de provas em laboratórios. Ao aplicar provas utilizando o sistema Moodle, o docente será responsável por monitorar seus alunos e impedir o acesso a outras páginas da internet;
9 - Backup - Cópia dos arquivos
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A CTI não realizará backup de arquivos e conteúdos inseridos no Moodle;
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Compete, exclusivamente ao docente, realizar e manter backup da disciplina, bem como dos arquivos e conteúdos inseridos no Moodle;
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Caso o docente necessite da restauração de backup, a solicitação deverá ser realizada mediante abertura de chamado no sistema de suporte da CTI com a disponibilização do arquivo de backup;
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O prazo para restauração do backup será de quinze dias úteis;
10 - Extensões
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Não serão instaladas extensões no Moodle. Salvo exceções que, de fato, façam jus e sejam aprovadas;
- A instalação de extensões aprovadas devem ser requisitadas pelo Diretor Geral (DRG) ou Diretor Adjunto Educacional (DAE) ou Coordenador de Curso;
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As extensões devem ser gratuitas e compatíveis com a versão utilizada do Moodle;
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Devem possuir comunidade ativa de desenvolvedores e suporte;
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Devem ser solicitadas através da abertura de chamado no sistema de chamados do campus;
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Extensões que impeçam a atualização do Moodle serão removidas.
11 - Segurança e Privacidade
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A CTI não solicita senhas, não coleta nem compila dados de identificação pessoal para divulgação ou venda a terceiros para quaisquer fins;
12 - Disponibilidade
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A plataforma Moodle estará condicionada às instalações físicas do campus, disponibilidade de orçamento para melhorias da infraestrutura e continuidade de serviços externos (energia elétrica, internet).
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