Campus Jacareí realiza 1.º treinamento do projeto Clube do Empreendedor

• Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 13h30
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 13h31

Nos últimos dias 14 e 17 de junho, o IFSP Campus Jacareí promoveu o primeiro treinamento do projeto de extensão Clube do Empreendedor (CE), uma parceria envolvendo o SEBRAE, empreendedores locais, professores e alunos do campus.
O objetivo do treinamento consistiu em esclarecer a aplicação do “modelo de negócios Canvas” como uma ferramenta de planejamento de um empreendimento, permitindo desenvolver modelos de negócio novos ou existentes, sejam essas iniciativas de cunho profissional, comercial, tecnológico ou pessoal.
Foram abordados os seguintes temas durante o treinamento:

• Como o "modelo de negócios Canvas" se relaciona com os processos criativos de identificação de oportunidades, ideias inovadoras e melhorias, resultando em um plano de negócios simples e abrangente, porém não menos robusto.
  • Como mapear e explorar os requisitos mínimos a serem considerados para o sucesso de um empreendimento, classificando-os em: proposta de valor; segmento de clientes; relacionamento com os clientes; canais de relacionamento; atividades principais do negócio; recursos necessários; parceiros principais; estrutura de custos e fonte de receitas.
  • Exemplos práticos de aplicação da ferramenta.
  • Discussão de potenciais ideias de negócios já em consideração por parte dos alunos participantes.

O evento foi articulado pelos membros do projeto, estimulando o protagonismo dos alunos, bolsistas e voluntário, integrantes da equipe. Os alunos participantes têm agora o compromisso de até o dia 30/06 elaborar e submeter as propostas de negócios no formato Canvas, que serão avaliados por uma banca examinadora, composta por membros do SEBRAE, empreendedores locais e professores da instituição. Durante o período que antecede a submissão, os participantes do projeto ainda podem contar com plantões de dúvidas semanais para orientações e esclarecimentos de dúvidas na elaboração de seus Canvas.

>>> O que é o Clube do Empreendedor do IFSP Campus Jacareí?

O Clube do Empreendedor é um projeto de extensão criado e conduzido por professores e alunos que acreditam que a educação empreendedora é uma das possíveis alternativas para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, oportunamente conjugando a experiência em campo com as teorias desenvolvidas em sala de aula, com a expectativa de estimular o discente a desempenhar com criatividade e autonomia o seu papel empreendedor na sociedade.

O objetivo é contribuir com o desenvolvimento da educação empreendedora no IFSP Campus Jacareí a partir de uma competição de ideias ou projetos de negócio concebidos pelos próprios estudantes, basicamente ensinando-os a utilizar as ferramentas Canvas e Pitch.

Membros e instrutores do Clube do Empreendedor:

• Prof.ª Camila Molina Palles – Coordenadora (professora da área de Matemática)

• Prof. Artur Henrique Moellmann – Colaborador (professor da área de Gestão e Negócios)

• Clarice Ramalho Marques – Bolsista (aluna do 2.º ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio)

• Marília Aparecida dos Santos Siqueira – Bolsista (aluna do 5.º período do curso Bacharelado em Administração)

• Bruno Nascimento Leite – Voluntário (aluno do 1.º ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio)

Para se manter atualizado e acompanhar os próximos passos do projeto, siga o Clube do Empreendedor do IFSP Campus Jacareí no Instagram: @ce_jacarei