Ir direto para menu de acessibilidade.

NAPNE

Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 16h35 | Última atualização em Terça, 04 de Setembro de 2018, 17h58 | Acessos: 587

Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas

Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) tem como principal objetivo buscar o envolvimento do público-alvo da educação especial e de toda a comunidade escolar com a inclusão social e educacional de todos quebrando as barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais, respeitando a diversidade e criando uma cultura da educação para a convivência.

Entende-se como inclusão a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, considerando as diferenças de cada um.

O NAPNE do Câmpus Jacareí é composto atualmente por uma equipe multiprofissional formada por técnicos-administrativos e docentes do campus além de contar com um membro da comunidade externa.

Os meios para contato com a equipe do NAPNE do IFSP Câmpus Jacareí é: napne.jcr@ifsp.edu.br

Equipe do NAPNE:

Aline N. Ambrozio Oliveira Trad. e Intérp. de Libras/Português
Ana Paula K. L. Ferreira Professora EBTT
Bruna Maia Rocha Aflalo Técnica em Assuntos Educacionais
Leonardo Ribeiro Moço Pessanha Professor EBTT
Luiz Gonçalves de Almeida Pedagogo
Mariana A. O. Rosa Pedagoga
Márcia Aparecida Inácio Silveira Coordenadora de Extensão
Paulo Alexandre Bronzato Nogueira Professor EBTT e Diretor Educacional
Raquel Souza Mattana Professora EBTT
Renata Plaza Teixeira Professora EBTT
Rogério Gonçalves dos Santos Professor EBTT
Rubens F. S. Lopes Professor EBTT
Thaís Ribeiro Esteves Assistente Social
Valéria Fernanda Epprecht Faria Assistente de Alunos

SAIBA MAIS...

Você sabe o que é?

Deficiência: De acordo com o Decreto Legislativo nº 186/08 e o Decreto nº 6.949/09, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos permanentes, de longo prazo, temporários ou intermitentes de natureza física, intelectual/cognitiva ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem impedir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Tecnologia Assistiva: Segundo Sartoretto, 2017 é todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.

Resolução n.137, de 04 de novembro de 2014.

Aprova o Regulamento do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas.

Instrução normativa PRE/IFSP n. 001, de 20 de março de 2017.
Estabelece orientações para identificação e acompanhamento, pelo NAPNE, do estudante com necessidades específicas.

ASSISTA

• BABEL: O filme inicia em um ônibus repleto de turistas, que atravessam uma região montanhosa do Marrocos. Entre eles estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos. O veículo é atingido por um tiro, que fere Susan. O episódio afeta a vida de diversas pessoas em pontos diferentes do mundo, como no Japão, onde um homem (Kôji Yakusho) tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda (Rinko Kinkuchi) a aceitar a perda.
    • Data de lançamento27 de outubro de 2006 (Nova Iorque)
    • DireçãoAlejandro González Iñárritu
    • Canção originalBibo No Aozora
    • Séries de filmesTrilogy of Death
  • COMO ESTRELAS NA TERRA: “Toda criança é especial”. O filme conta a dificuldade de Ishaan Awasthi que aos 9 anos não era compreendido por seus professores e pais, inserido no sistema educacional indiano e reprovado, ele protagoniza o sofrimento de se enquadrar em padrões e superar os desafios de não ser compreendido. Menino de grande talento nos mostra o mundo sobre a ótica do disléxico.
    • Data de lançamento21 de dezembro de 2007 (Irlanda)
    • DireçãoAamir Khan
    • RoteiroAmole Gupte
    • Música composta porShankar–Ehsaan–Loy
  • DANÇA DAS CADEIRAS – Após um grave acidente uma dançarina, Mia, acaba hospitalizada e perde os movimentos das pernas, sem ânimo para viver e voltar aos palcos com seu talento, ela conhece um jovem rapaz aspirante a dançarino que transforma o olhar de Mia em relação a sua deficiência e a faz participar de um dos célebres momentos de sua vida. O filme também mostra os desafios para que a família do rapaz aceite o romance dos dois.
    • Lançamento: 2012 (1h 42min)
    • Direção: Susan Seidelman
    • Elenco: Leah Pipes, E.J. Bonilla, Priscilla Lopez mais