Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

3ª Semana do Administrador Público

Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2022, 11h13 | Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2022, 12h08 | Acessos: 2287

Apresentação

O IFSP Campus Jacareí realizará nos dias 18 e 19 de outubro, a 3ª Semana do Administrador Público. O evento será presencial e terá como tema norteador “A identidade brasileira e a Gestão Pública: Por uma refundação da Nação”. Nesse ano, homenagearemos Darcy Ribeiro que completa seu centenário de nascimento e, por isso, teremos gestores públicos, movimentos sociais e sociedade civil conduzindo e participando do debate. Segundo a professora Dra. Simone Lisboa, idealizadora e promotora do evento, a terceira edição tem o objetivo de aproximar os alunos do cenário da administração pública, preenchendo lacunas da formação e trazendo para o debate a importância dessa área no cenário atual, a partir de uma visão colaborativa e diversa. Ademais, acredita-se que o espaço para diálogo e debate entre os participantes e palestrantes trará a oportunidade de enxergar todo o contexto com um olhar plural. As palestras serão realizadas sempre às 19h, com limite de público. Diante disso, é necessário que os interessados se inscrevam previamente através do link disponibilizado pela comissão organizadora no final desse texto. Sejam bem-vindos a 3ª Semana do Administrador Público! Adoraremos ter a sua presença no nosso evento! Aproveite o conteúdo que selecionamos para você e venha celebrar conosco! Veja a programação.

Programação

18 de outubro – Cultura, Educação e Relações Internacionais. Inscreva-se!

 

19h00 até 20h30 – Palestra
Acácio Santos

Tataraneto de Mulheres Africanas e Homens Africanos. Bisneto, neto e filho de Mulheres e Homens do Recôncavo da Bahia. Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP e Pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública - USP. Foi Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (2018 a 2022); é professor no curso de Relações Internacionais (BRI/UFABC); coordenador do Observatório de Políticas Afirmativas - OPA/FONAPRACE; coordenador da pesquisa "Migração e saúde: itinerários terapêuticos, práticas e estratégias de cura de imigrantes africanos na cidade de São Paulo" (edital universal CNPq); coordenador do grupo de estudos e pesquisas sobre as Relações Brasil / África (UFABC); pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire); membro colaborador da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/UFABC). Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; foi coordenador do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB/UFABC); foi consultor da UNESCO em 2018 em projetos sobre migração africana no Brasil; foi professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Faculdades de Campinas - (FACAMP) e nos cursos de especialização (UNIAFRO) da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal do Paraná. Fundou e foi vice-coordenador da Casa das Áfricas entre os anos de 2003 e 2013.Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História da África; atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia das sociedades africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Estudos africanos, Relações Brasil / África, Migração e Saúde, HIV/AIDS. Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste), tendo sido bolsista da CAPES (programa doutorado Sanduíche no exterior) na Université de Cocody (Côte d´Ivoire) no ano de 2002.

 

20h50 até 22h10 – Roda de Conversa: Cultura, Educação e Relações Internacionais. Inscreva-se!

Fernanda Ribeiro

Coordenadora de projetos e produtora cultural, funcionária pública concursada há 25 anos na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, atuou na coordenação de projetos de incentivo fiscal a cultura entre 1997 e 2001, assessoria administrativa e elaboração de editais entre 2001 e 2009, produção de eventos e projetos 2010 e 2015 e atualmente coordena o Programa de ação cultural descentralizada e os projetos de formação artística da Entidade.

Mulher, mãe e apaixonada por artes, sempre esteve próxima dos livros, da música e da dança. Adoro ler e a escrita é minha forma de expressão para o mundo.

Dediquei meus estudos e pesquisas para a gestão, planejamento de políticas públicas da cultura e para a legislação e administração de projetos culturais e organizações do terceiro setor.

 

Guilherme Mendicelli

Formado em Letras pela UNIP (Universidade Paulista), Guilherme Mendicelli é servidor público da Fundação Cultural de Jacarehy e, atualmente, está como Presidente da instituição (2021-2024).

Mendicelli atua nas áreas da comunicação e cultura há mais de dez anos. É escritor, e tem três obras publicadas. Desenvolveu, também, trabalhos como produtor cultural, compositor, contador de histórias e já esteve a frente de diversas oficinas e feiras literárias de relevância regional e nacional.

 

Ingrid de Sá

Fundadora do Quilombo Abayomi, Ativista Negra, Pesquisadora e Arte Educadora.

19 de outubro – Igualdade de Gênero, Trabalho e Planejamento. Inscreva-se!

19h00 até 20h30 – Palestra “Trabalho no Brasil: Contrastes e desigualdades em nossa Nação.”

 

Renata Belzunces

Renata Belzunces, Doutora em Ciências (PROLAM-USP), Mestre em Desenvolvimento Econômico (IE-Unicamp), Economista e Socióloga (FCLAr-Unesp). Técnica do DIEESE desde 2007, onde atua com temas relacionados ao mercado de trabalho e assessoria sindical. Desde 2018 coordena a Unidade de Atendimento Local no Vale do Paraíba, também integra a equipe da instituição que tem se dedicado a compreender as relações entre trabalho e meio ambiente.

 

20h50 até 22h10 – Roda de Conversa: "Igualdade de Gênero, Trabalho e Planejamento." Inscreva-se!

 

Girlaine Dias dos Santos

Subsecretária de Igualdade e Direitos Humanos da Prefeitura de Jacareí. Experiência em gestão pública municipal há 5 anos, Graduada em Comunicação Social pela UNIVAP, Pós-Graduada em Comunicação Integrada pela USP, Especialista em Direitos Humanos pela PUCRS.

 

Palestrante: Dany Kriola

Dany Kriola, Jacareí-SP, cantora da música preta brasileira, arte educadora, palestrante, produtora cultural, membro do conselho de igualdade Racial (movimento negro), coordenadora regional da Frente Nacional das Mulheres do Hip Hop Fnmh2, Co fundadora do Coletivo de Mulheres Nandi, Co-fundadora do Ilê das Pretas. Jacareí-SP.

 

Palestrante: Celso Florêncio

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em Administração, com ênfase em Gestão Pública, na mesma instituição, e economista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou na consultoria MB Associados na área macroeconômica e, posteriormente, setorial. Faz parte do quadro de revisores do Journal of Public Policy da Universidade de Cambridge e de consultores associados da MB Associados.

 Palestrante: Ana Chã

Coordenação Nacional do MST; Mestre em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - UNESP/Vía Campesina; Autora do livro "Agronegócio e Indústria Cultural: estratégias das empresas para a construção da hegemonia" (Ed. Exp. Popular)

Local

Auditório do campus do IFSP Jacareí.

Endereço: R. Antônio Fogaça de Almeida, 200 - Jardim América, Jacareí - SP, 12322-030

Equipe Organizadora

Profª. Simone Lisboa

Alunos do 6º período do Bacharelado em Administração:

Arielle Helbusto Horle Bongiovanni

Camila Cursino da Silva

Caio Alberto Fernandes Corrêa 

Felipe Augusto Faria Lourenço

Maira Rabelo Rodrigues

Rafael Maurílio Silva de Paula

Yara Carolina Santos Silva

 

Fim do conteúdo da página