Curso técnico em design de interiores: aula prática de cimento queimado
No último dia 18, os alunos do 2º módulo do curso técnico em design de interiores, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Jacareí, participaram de uma aula prática,
conduzidas pelos professores Gustavo Coppio e Samir Fagury para a produção de acabamentos em cimento queimado. A aula prática apresenta o objetivo principal de complementar os conhecimentos apresentados em classe, na disciplina tecnologia dos materiais, com foco principal em materiais de acabamentos para interiores, técnicas de execução, e novas tecnologias em materiais e obras.
Cimento queimado – acabamento com técnica artesanal
A técnica de “cimento queimado” antigamente aplicada somente em habitações rurais e em habitações populares em diversas localidades pelo interior do país, atualmente tornou-se um arrojado acabamento especificado em projetos de design de interiores por todo o país. Dois grandes atrativos para a escolha deste acabamento é a facilidade de execução e o custo final. Ao lado, temos exemplo de uma parede finalizada.
Por essa razão é de suma importância que os designers de interiores, tanto com formação em nível superior como com formação em nível técnico, tenham formado a competência do saber na prática aliado à teoria.
Apesar da denominação, o cimento queimado não envolve atividades com calor ou fogo. Na verdade, se produz uma argamassa de cimento, água e areia, preparada no próprio local da aplicação e ainda úmida, é “polvilhado” o cimento em pó sobre essa superfície e imediatamente alisada com uma desempenadeira lisa de aço ou colher de pedreiro.
O alisamento do cimento em pó sobre a argamassa úmida utilizando-se ferramentas de base de aço é o que se chama de “queimar o cimento”, pois a superfície desempenada apresentará aspecto superficial extremamente liso. Essa etapa é realizada até que a superfície fique totalmente lisa e uniforme.
Ao final das atividades foram produzidas 02 placas de argamassas com acabamento em cimento queimado, com aspecto final muito satisfatório.
O professor Samir finaliza dizendo que “aprender na prática é sempre salutar, pois complementa a teoria aprendida em classe. Atividades desta natureza trazem bem mais do que o aprendizado sobre materiais de construção e técnicas de acabamentos para design de interiores, trazem também a formação de competências relativas a trabalho em equipe e segurança no trabalho”.
Redes Sociais