CAMPANHA SETEMBRO AMARELO E VALORIZAÇÃO DA VIDA

• Publicado: Sexta, 10 de Setembro de 2021, 15h55
  • Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 17h07

"Setembro Amarelo" é uma campanha dedicada à sensibilização e conscientização sobre a prevenção do suicídio, e acontece no Brasil desde 2015. No mês de setembro são realizadas diversas ações bastante relevantes direcionadas ao tema, com muitas informações, lives, bate-papos, rodas de conversa, divulgação de materiais etc. Mas é preciso destacar que discussões sobre o assunto e ações de valorização da vida são importantes ao longo do ano todo, no cotidiano dos ambientes em que vivemos e no convívio com as outras pessoas. Essas iniciativas se mostram, citando alguns exemplos, em atos que promovam o respeito às individualidades, às diferenças e aos direitos humanos, que fomentem cuidados à saúde mental, que ofertem a escuta acolhedora e sem julgamentos e incentivem a busca de auxílio profissional quando necessário.

Neste ano, compartilharemos dois vídeos que tratam sobre o tema, sendo ambas as atividades conduzidas pelo nosso colega do Câmpus Campos do Jordão, o psicólogo Adriano Prado. Aproveitamos para agradecer a disponibilização do material.

• "Campos da Psique - Saúde Mental e Setembro Amarelo" - conta com a participação da psiquiatra e psicoterapeuta Juliana Cimidamore. Essa é uma das ações do projeto "Campus da Psique: diálogos sobres temas da psicologia".https://www.youtube.com/watch?v=dlyb0eXeAp0&t=52s

• "Amplifica - Prevenção do Suicídio: falar é a melhor solução" - conta com a participação da psicóloga Juliana Picoli, do Instituto Vita Alere, e do Alberto Carbone, do Centro de Valorização da Vida (CVV). Essa ação faz parte do projeto "Amplifica – um projeto para a vida".

Informações importantes:

Para acessar os serviços de saúde mental da rede pública do seu município, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência (UBS/UMSF) ou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo este um centro de atendimento "portas abertas", sem necessidade de agendamento prévio, onde é realizado um acolhimento pela equipe técnica, que avaliará cada caso.

Caso haja urgência e/ou as unidades citadas acima estejam fora do seu horário de funcionamento, ligue para o SAMU (192) ou dirija-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Dependendo do município, pode haver também a oferta de outros serviços, como em São José dos Campos, que conta com a Unidade de Pronto Atendimento de Saúde Mental.

Centro de Valorização da Vida (CVV): realiza apoio emocional, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone no número 188, e-mail e chat 24 horas, todos os dias. Mais informações em: cvv.org.br

Telefones úteis:

• Disque 100 – denúncia de violação de direitos humanos

• Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher

Compartilharemos a seguir links úteis e materiais (busque sempre fontes seguras e confiáveis):

Links úteis

• Mapa Saúde Mental – Aqui há divulgação de “serviços públicos de saúde mental disponíveis em todo território nacional, além de serviços de acolhimento e atendimento gratuitos ou voluntários realizados por ONGs, instituições filantrópicas, clínicas escola, entre outros”.