Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

O Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio tem como objetivo consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, estendendo o domínio de conhecimento para um nível mais aprimorado. Sendo o curso da área de informática, objetiva preparar também o discente para o universo do trabalho, a fim de que possa desempenhar de forma ética seu papel como técnico/cidadão, atuando no campo escolhido, sabendo como manipular Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).

Os objetivos específicos do curso, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e com as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio, são: Instalar sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para Desktops e Servidores; Desenvolver e documentar aplicações para Desktop com acesso à Web e a Banco de Dados; Realizar manutenção de computadores de uso geral; Instalar e configurar redes de computadores locais de pequeno porte; Consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos; e Compreender os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos relacionando a teoria com a prática.

Mercado de Trabalho:

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Requisitos de Acesso:

Para matricular-se no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio oferecido pelo IFSP – Câmpus Jacareí, o aluno candidato deverá:

• Apresentar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente; e
  • Ter sido aprovado em processo seletivo da instituição.

Organização Curricular:

O currículo do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio assenta-se sobre a concepção de integração entre formação geral e formação profissional dada pelo Parecer CNE/CEB nº 39, de 8 de dezembro de 2004; pelo Parecer CNE/CEB nº 5, de 4 de maio de 2011; pelo Parecer CNE/CEB nº 11, de 09 de maio de 2012; pelo Decreto nº 5.154 de 2004; pela Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012; e pela Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012.

O curso está estruturado em 04 (quatro) anos organizados em 08 (oito) semestres articulados, com término ao final do 8º semestre (4º ano), correspondendo a conclusão do Ensino Médio e a habilitação profissional de nível técnico em Informática.

Carga Horária:

A matriz curricular do curso está estruturada por componentes curriculares em regime anual (04 períodos letivos), e com uma carga horária de 2600h destinadas às disciplinas da Base Nacional Comum, 1.200h destinadas às disciplinas da Parte Profissionalizante, perfazendo um total de 3.800h de carga horária mínima obrigatória, mais 360h destinadas ao Estágio Supervisionado (Opcional), mais 468h da parte diversificada e optativa, completando assim a carga horária total máxima de 4.628h para integralização do curso.

Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio: